Buscar

o que é gonfose?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Gonfose, a origem do nome vem da raiz grega gonfos, que significa unha , foi assim chamada porque acreditava-se originalmente que a inserção de dentes na mandíbula era um processo mecânico, semelhante a como uma unha é inserida em uma placa. É um dos três tipos de articulação fibrosa que existem (os outros dois são suturas e sindesmose) e só são encontrados em algumas partes do corpo: entre os ossos maxilares e os dentes.

Caracteriza-se por ter muito pouca mobilidade, uma vez que os dois tecidos (osso e cimento da raiz dentária) encaixam-se um dentro do outro da mesma maneira que um pino em um contato na parede. Como as outras articulações fibrosas, os dois tecidos são unidos por tecido conjuntivo fibroso, que neste caso é chamado de ligamento periodontal.

1
Dislike0
User badge image

Denise Carolina Paes

É uma articulaçao específica entre os dentes e seus receptaculos, os alvéolos dentários.

Sao articulações fibrosas que serve para fixar os dentes em seus alveolos dentários e praticamente nao permite movimentos, exceto quando na troca de dentes em crianças, quando enfraquecido no idoso ou doença que enfraqueçam essa articulação.

Garante a integridade do sistema estomatológico, amortecendo os impactos da mastigação(ou hábitos pára-fucionais).

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

São articulações do tipo fibrosas, classificada como sindesmoses. Está presente entre os dentes e os alvéolos dentários do osso maxilar e mandibular. Elas também são chamadas de sindesmose dentoalveolar.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais