Buscar

Explique a importância para a função da enzima o fato de sua estrutura tridimensional ser maior que o substrato que elas atuam.

💡 4 Respostas

User badge image

Felipe Matos

As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As enzimas são moléculas que atuam como catalizadores bioquímicos ao diminuir a energia de ativação necessária para que certas reações ocorram. Em sua grande maioria elas são proteínas, porém sabe-se que existem moléculas de RNA que atuam como enzimas (Ribozimas).

As enzimas geralmente atuam em substratos específicos com os quais suas estruturas se encaixam num modelo de "chave e fechadura", a maioria das enzimas são maiores que seus substratos, a credita-se que essa diferença de tamanho pode ser vantajosa, pois faz com que a enzima englobe melhor o seu substrato e portanto tenha sucesso em sua catalise mais frequentemente.

Portanto, ter uma estrutura maior que a de seu substrato pode ser vantajoso para a atividade das enzimas pois permite mais contato e segurança com o substrato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais