Buscar

Incidente processual e questão incidental

Em processo penal, quais as diferenças entre incidentes processuais e questões incidentais?

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

São as questões e os procedimentos secundários, que incidem sobre o procedimento principal, merecendo solução antes da decisão da causa ser proferida. Dividem-se em questões prejudiciais e processos incidentes (melhor seria a utilização de procedimentos incidentes, pois o processo continua o mesmo, propiciando-se, apenas, o surgimento de procedimentos novos e secundários, voltados a resolver matérias igualmente secundárias).

As questões prejudiciais são os pontos fundamentais, vinculados ao direito material, que necessitam ser decididos antes do mérito da causa, porque a este se ligam. Em verdade, são impedimentos ao desenvolvimento regular do processo. Ex.: se se discute um esbulho possessório (art. 161, § 1.º, II, CP), mas a matéria relativa à legítima posse encontra-se em discussão na esfera cível, melhor que o juiz criminal aguarde o deslinde desta, para então julgar o mérito da causa.

Os procedimentos incidentes são os interpostos ao longo da causa principal, que demandam solução pelo próprio juiz criminal, antes que o mérito seja conhecido e decidido. Correm ao largo do procedimento principal para não tumultuá-lo, embora com ele tenham íntima ligação. Ex.: se se argui o impedimento ou a suspeição do promotor, deve-se decidir essa questão antes do mérito ser julgado.

Os procedimentos incidentes são: exceções, incompatibilidades e impedimentos, conflitos de jurisdição, restituição de coisas apreendidas, medidas assecuratórias, incidente de falsidade e incidente de insanidade mental. Há, igualmente, procedimentos incidentes previstos em leis especiais. Exemplificando: a discussão sobre a destruição do material coletado durante o procedimento de interceptação telefônica, conforme previsto no art. 9.º da Lei 9.296/1996.

Trecho extraído das obras “Manual de Processo Penal e Execução Penal” e “Código de Processo Penal Comentado

FONTE: PROFESSOR GUILHERME NUCCI

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais