A maior rede de estudos do Brasil

Porque o linux é melhor para a implementação de um servidor ?


3 resposta(s)

User badge image

Mateus Lima

Há mais de um mês

porque é mais seguro

porque é mais seguro

User badge image

Diego Custodio

Há mais de um mês

Além de ser mais seguro, tem mais compatibilidade e menos burocracia.. Linux = Desenvolvimento ever...!

User badge image

Patricia Santos

Há mais de um mês

Maior disponibilidade

No Linux, processos são executados de tal forma que não há a necessidade de reiniciar o dispositivo após um update ou a instalação de um programa.

Isso é algo crucial para servidores, que em muitos casos devem ser mantidos com o máximo de disponibilidade para os usuários: não é preciso postergar atualizações de segurança por medo de interromper as atividades do negócio.

Robustez

Sistemas baseados em código aberto são otimizados por um número maior de pessoas. Toda a comunidade de usuários atua lado a lado para rastrear bugs, falhas de segurança e outros erros que possam comprometer a experiência do usuário.

Como consequência, um servidor baseado no Linux consegue enfrentar uma carga de trabalho muito maior sem apresentar travamentos ou quedas de performance.

Flexibilidade

A disponibilização do código-fonte para usuários também torna sistemas baseados no Linux mais flexíveis. Antes de fazer a instalação, é possível compilar todas as configurações e bibliotecas internas de acordo com o hardware em que o Linux está sendo instalado.

Além disso, recursos podem ser desenvolvidos ou alterados de acordo com a necessidade da empresa, criando uma instalação totalmente compatível com os objetivos da empresa.

Segurança

Os sistemas Linux são os mais seguros do mercado. Desde a sua concepção, as distribuições são desenvolvidas para impedir que brechas sejam exploradas por malwares e fiquem disponíveis por longos períodos: o suporte a atualizações de segurança é longo e moldado para que a sua instalação seja fácil.

Acessibilidade

Os custos de instalação de um sistema Linux são zero. A empresa só terá gastos para manter as suas aplicações e o sistema operacional, o que amplia ao máximo o seu custo-benefício a médio e longo prazo.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes