Buscar

Quais sãos as premissas de Hans Kelsen para a compreensão do ordenamento jurídico?

#teoriadodireito1

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Dantas

não sei

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Para Kelsen, o direito é um comando estatuidor de sanções, de modo que essas sanções nada mais são do que a aplicação coativa de um mal como reação contra um ilícito (um mal maior ainda). No entanto, Kelsen assinala que o princípio da retribuição pode ser aplicado também por meio da concessão de um prêmio por merecimento àquele que se porta conforme a norma.

Resumidamente, a teoria normativista de Kelsen (Teoria Pura do Direito) pretendia a independência científica do Direito em relação às demais ciências, afirmando que tanto o método quanto o objeto da ciência jurídica deveriam ser apenas e somente a norma, vista pura e isoladamente. A ideia central era conferir objetividade, autonomia e neutralidade ao Direito, impondo-o como ciência impassível de ser abordada por outras ciências, como, por exemplo, a sociologia e a filosofia.

Já sob o  princípio retributivo, na concepção de Kelsen, é o mais importante princípio de justiça, aplicador do preceito de gratidão, porque ele exige uma pena para a falta ou ilícito e exerce elevado porder psicológico, pois instiga o próprio instinto vindicativo do homem.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais