Buscar

O carbono dos compostos CH4, CH3OH possui as hibridizações, respectivamente

💡 6 Respostas

User badge image

paulo henrique rodrigues da silva

São duas hibridazações do mesmo tipo sp3 nos carbonos, pois pela distribuição eletrônica de seus eletrôns ocorre o dessemparelhamento dos elétrons constantes no SUBNÍVEL(s2) para o SUBNÍVEL (p2 ) ambos no NÍVEL 2, ficando 2s1p3. note que o subnível s2 passou para s1 e p2 para p3. Assim consequentemente ambos os carbonos realizam apenas ligações simples(sigmas).. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Química trata-se de uma ciência focada no estudo e análise da composição, estrutura e propriedades da matéria. Ela também ocupa-se dos processo que ocorrem ao longo de uma reação química e de sua relação com a energia envolvida nas transformações. Assim como a Matemática, a Física e a Biologia, a Química é uma ciência centra com importância imprescindível para o desenvolvimento tecnológico como um todo. A Química divide-se em cinco subáreas. São elas: Química Inorgânica; Química Orgânica; Físico-Química; Química Analítica; e Ensino de Química.

Quando os orbitais dos subníveis atômicos s e p se misturam, podem dar origem a orbitais híbridos sp (uma ligação tripla e uma simples, ou duas duplas), sp² (duas ligações simples e uma dupla) e sp³ (ligações simples).

A figura abaixo apresentam as moléculas de \(\text{CH}_4\) e \(\text{CH}_3\text{OH}\), respectivamente:


Molécula de CH4. Fonte: IndiaMART. Acesso 16 jun. 2019


Molécula de CH30H. Fonte: IndiaMART. Acesso 16 jun. 2019

Portanto, ambas as moléculas apresentam apenas hibridizações do tipo sp3.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais