Buscar

Dicotomias de Saussure

💡 4 Respostas

User badge image

Dalvaro Junior

São Sincronia e Diacronia. Sincronia: estuda a língua na atualidade, sem levar em conta as suas variações ao londo do tempo passado. Diacronia: Leva em conta as variações linguísticas ao londo dos séculos passados até o dia de hoje.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ferdinand de Saussure foi um estudioso linguista que viveu no século XIX.

Para Saussure sua dicotomia se divide em: língua e fala, sintagma e paradigma, sincronia e diacronia, significante e significado.

Língua e Fala:

A fala é assistemática, heterogênea e concreta, e é considera por Saussure, como sendo individual a forma com que cada individuo desenvolve a língua, já a língua é sistemática, homogênea, abstrata e portanto passível de analise interna. Em sua concepção, a língua faz a unidade da linguagem e é um sistema linguístico que envolve a sociedade.

Sintagma e Paradigma:

A linguagem é representada por dois modos de funcionamento: A combinação (que são as relações sintagmáticas) e a seleção (que são as relações associativas ou paradigmáticas). Que nada mais é que a forma como a pessoa seleciona determinadas palavras e as combinam para formar uma frase.

Diacronia e Sincronia:

A Diacronia já é considera por Saussure como uma forma de estudo da língua ao longo dos tempos, onde se faz um corte na história para estudar determinado período do tempo.

A Sincronia estabelece o estudo da língua em duas partes simultâneas, isto é, sincrônicas (ao mesmo tempo).

Significante e Significado:

Para Saussure o signo linguístico esta ligado a uma relação entre um conceito e uma forma acústica. Quando se observa o signo, percebe-se que ele é a união de som (ou escrita) e conceito, ou seja, acontece uma relação psíquica, que liga a palavra com a imagem que fazemos do livro em nossa mente, criando então o significante e significado, respectivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais