Buscar

Quais os aspectos farmacodinâmicos avaliados pelos profissionais de saúde dos fármacos?

💡 3 Respostas

User badge image

tayara carminha

O processo de preparo e administração de medicamentos: identificação de problemas para propor melhorias e prevenir erros de medicação

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Farmacodinâmica (às vezes descrita como o que uma droga faz ao corpo) é o estudo dos efeitos bioquímicos, fisiológicos e moleculares das drogas no corpo e envolve a ligação ao receptor (incluindo a sensibilidade do receptor), os efeitos pós-receptor e as interações químicas.

A farmacodinâmica, com a farmacocinética, ajuda a explicar a relação entre a dose e a resposta , isto é, os efeitos da droga. A resposta farmacológica depende da ligação do fármaco ao seu alvo. A concentração do fármaco no local do receptor influencia o efeito do fármaco.

A farmacodinâmica de uma droga pode ser afetada por alterações fisiológicas

  • Um distúrbio
  • Envelhecimento
  • Outras drogas

Os distúrbios que afetam as respostas farmacodinâmicas incluem mutações genéticas, tireotoxicose, desnutrição, miastenia gravis, doença de Parkinson e algumas formas de diabetes mellitus resistente à insulina . Estes distúrbios podem alterar a ligação ao receptor, alterar o nível de proteínas de ligação ou diminuir a sensibilidade do receptor.

As interações medicamentosas farmacodinâmicas resultam na competição por sítios de ligação ao receptor ou alteram a resposta pós-receptor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais