Buscar

Qual a diferença entre crescimento anticlinal e periclinal?

💡 3 Respostas

User badge image

Rhian Vilar

Os microtúbulos parecem guiar as vesículas para formar a placa celular durante a citocinese. Quando a nova parede (que se forma na placa celular) entre as células filhas está em um plano aproximadamente paralelo à superfície da planta, a divisão é dita periclinal. Alternativamente, se a nova parede é formada perpendicularmente à superfície, a divisão é anticlinal.

Divisão anticlinal – a célula mãe fusiforme divide-se em duas e permanecem no câmbio acompanhando o incremento em circunferência do tronco. Divisões anticlinais verdadeiras resultam em células de mesmo comprimento que as iniciais, apresentando madeiras com estrutura estratificada.

Normalmente as iniciais radiais não possuem divisão anticlinal. No entanto, as árvores mantêm taxas uniformes entre iniciais fusiformes e radiais, de forma que o crescimento em diâmetro adiciona novas iniciais radiais, mantendo a relação existente.

Divisão periclinal - uma célula permanece inicial enquanto a outra é destinada ao xilema ou floema. Formam-se 2 a 6 células xilemáticas para cada floemática.

2
Dislike0
User badge image

Carlos Gomes Barboza

a diferença eh basicamente o ângulo em que ocorre no eixo da célula vegetal.
1
Dislike1
User badge image

Murphy Cooper

periclinal: paralelo

anticlinal :perpendicular

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais