Buscar

Como se dá prescrição no crime ambiental de construção irregular de abatedouro?

É muito difícil, na prática, que se verifique a prescrição nessa espécie de delito. Isso porque a construção irregular de abatedouro é crime de natureza permanente, em que a consumação se prolonga no tempo. Se a consumação se prolonga, não se inicia a contagem do prazo prescricional. Assim, será verdadeiramente impossível, na prática, que esteja prescrito o delito quando o infrator for surpreendido pela fiscalização.

💡 2 Respostas

User badge image

mano marcos nero

Por ser crime permanente, a data do delito fica sendo a mesma da autuação (nesse caso começa a correr o prazo prescricional a partir da data da autuação) ou no demais casos previstos no CP.

Se ficar enquadrado no art. 60 da lei 9605/98 (pena de 1 a 6 meses):

Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional,  estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes

A prescrição é de 3 anos (se o delito foi cometido depois de maio de 2010) ou 2 anos (se o delito foi cometido antes de maio de 2010) - ultratividade da lei penal. O prazo é estabelecido no art. 109, VI, do CP.

Caso incorra no crime do art. 32, da lei 9605 (pena de 3 meses a 1 ano):

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

O prazo prescricional será de 4 anos - art. 109, V, do CP.

A Contagem dos prazos segue o estabelecido pelo CP (causas suspensivas e interruptivas da prescrição, art. 109 a 118, do CP).


Entretanto, a prescrição da responsabilidade civil é diferente.

3
Dislike0
User badge image

Marina Alves Batista Araújo

http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=1910

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais