Buscar

Como os filósofos e teólogos cristão justificam a apropriação da filosofia grega pagã pelo cristianismo?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os filósofos e teólogos cristãos se apropriaram da filosofia grega por conta da busca pela racionalidade por trás das crenças cristãs.

A escolástica grega foi uma vertente filosófica que tentava conciliar a fé do cristianismo com argumentos racionais, sendo Aristóteles um dos principais defensores dessa vertente.

Dessa forma, os filósofos e teólogos utilizaram os argumentos fundamentados por esta vertente filosófica grega para consolidar ainda mais o cristianismo.

Portanto, os teólogos e filósofos se apropriaram da filosofia grega pagã por conta da vertente filosófica grega chamada de escolástica, que buscava justificar e conciliar a fé cristã com argumentos racionais.

2
Dislike0
User badge image

Sara Rosa Paixao

 Olá Cristiane, sou teóloga, gostei de sua pergunta, porém estou sem um tempo para discuti-la, mas achei um texto que poderá ajuda-la, espero.

O ambiente helenista cria uma nova cultura, linguagem, comportamento e ideal de homem e, em virtude das novas circunstâncias sociopolíticas, com a conquista de Alexandria e poderio de Roma, domina o Ocidente. Até mesmo Marco Aurélio (121-180 d.C.) pensa como romano, mas escreve em grego! Dessa forma, o helenismo penetra a cultura romana e vice-versa, e terá, no cristianismo, sua mais contundente influência de pensamento. Por sua vez, o cristianismo transformará espiritualmente o mundo. Este texto foi retirado do artigo "O panorama histórico-filosófico no tempo de Paulo: o helenismo" de Antonio Wardison C. Silva.

Pode te ajudar e te dar uma direção em sua pesquisa, de uma lida, eu gostei do artigo. 

espero poder ajuda-la.

Sara Rosa Paixao

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais