Buscar

) Por que os diuréticos de alça podem causar desequilíbrio hidroeletrolítico?

💡 4 Respostas

User badge image

Maria Lino

Porque inibem o transportador Na/K/2Cl no ramos ascendente espesso a alça de Henle, aumentando a excreção de Na+, K+, Cl-, Ca2+ e Mg2+, causando desequilíbrio eletrolítico.

1
Dislike0
User badge image

Michel Mamer

açucar 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Como os diuréticos de alça e tiazida aumentam a liberação de sódio para o segmento distal do túbulo distal, isso aumenta a perda de potássio (potencialmente causando hipocalemia ) porque o aumento na concentração de sódio tubular distal estimula a bomba de sódio sensível à aldosterona a aumentar a reabsorção de sódio em troca de potássio e íon hidrogênio, que são perdidos para a urina. O aumento da perda de íons de hidrogênio pode levar à alcalose metabólica . Parte da perda de íons potássio e hidrogênio por diuréticos de alça e de tiazida resulta da ativação do sistema renina-angiotensina-aldosteronaque ocorre devido à redução do volume sangüíneo e da pressão arterial. O aumento da aldosterona estimula a reabsorção de sódio e aumenta a excreção de íons potássio e hidrogênio na urina.

Existe uma terceira classe de diuréticos que é referida como diuréticos poupadores de potássio . Diferentemente dos diuréticos de alça e de tiazida, algumas dessas drogas não atuam diretamente no transporte de sódio. Alguns fármacos desta classe antagonizam as ações da aldosterona ( antagonistas dos receptores da aldosterona ) no segmento distal do túbulo distal. Isso faz com que mais sódio (e água) passe para o ducto coletor e seja excretado na urina.

Eles são chamados de K +diuréticos deparados, porque não produzem hipocalemia, como os diuréticos de alça e de tiazida. A razão para isto é que inibindo a reabsorção de sódio sensível à aldosterona, menos potássio e íon hidrogênio são trocados por sódio por este transportador e, portanto, menos potássio e hidrogênio são perdidos para a urina.

Outros diuréticos poupadores de potássio inibem diretamente os canais de sódio associados à bomba de sódio sensível à aldosterona e, portanto, têm efeitos similares no íon potássio e hidrogênio que os antagonistas da aldosterona. Seu mecanismo depende da produção de prostaglandinas renais. Como essa classe de diuréticos tem efeitos relativamente fracos no balanço geral de sódio, eles são frequentemente usados em conjunto com diuréticos tiazídicos ou de alça para ajudar a prevenir a hipocalemia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais