Buscar

Balanço Patrimonial

O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações contábil-financeiras da entidade que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada de decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.

As expectativas de investidores, credores por empréstimos e outros credores em termos de retorno dependem da avaliação destes quanto ao montante, à tempestividade e às incertezas associados aos fluxos de caixa futuros de entrada para a entidade. Além disso, para avaliar as perspectivas da entidade em termos de entrada de fluxos de caixa futuros, esses usuários necessitam de informação acerca de recursos da entidade, reivindicações contra a entidade, e o quão eficiente e efetivamente a administração tem cumprido com suas responsabilidades no uso dos recursos da entidade.  Os relatórios contábil-financeiros são direcionados a ajudar a atender a essas necessidades. Entretanto, relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que necessitam os usuários, que precisam considerar informação pertinente de outras fontes.

Relatórios contábil-financeiros auxiliam a estimar, mas não são elaborados para mostrar o valor econômico da entidade. E também não são elaborados para atender primariamente a órgãos reguladores e outros usuários que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores.

Comitê de Pronunciamentos Contábeis . Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábeil-FInanceiro, 2011

Analise as assertivas a seguir:

I - Ativo é controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. Se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo.

II -  Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

III - Patrimônio Líquido é o interesse residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

IV - Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais (proprietários da entidade).

V- Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais (distribuição de resultado ou devolução de capital aos proprietários da entidade).

Com relação às assertivas, é correto afirmar:
    a.     

Somente as alternativas  III e IV estão corretas.
    b.     

Somente as alternativa I está correta.
    c.     

Somente as alternativa II está correta.
    d.     

Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas.
    e.     

Todas as alternativas estão corretas.

 

💡 10 Respostas

User badge image

Anderson Tokuda

todas as assertivas estão corretas. os conceitos aqui apresentados, em suma, correspondem a conceitos tidos  corretos segundo a visão contabil. ativos, não são apenas bens e direitos. passivos não é só obrigação. receita não é uma entrada qualquer de recurso, apenas. cada item apresentado está em conformidade com os conceitos tecnico-contabeis.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão precisamos entender os elementos das demonstrações contábeis segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Primeiramente, o conceito de Ativo, a assertiva I demonstra literalmente o significado ao encontro do CPC. Portanto essa alternativa está correta. Assim já eliminamos as alternativas a) e c) como respostas. As discursivas sobre Passivo e Patrimônio Líquido também estão ao encontro do CPC. Assim ficamos entre as alternativas d) e e). Abaixo a definição de Receita segundo o CPC: _Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o

período contábil sob a forma de entrada ou aumento de ativos

ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do

patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte

dos proprietários da entidade_. Logo, todas as alternativas estão corretas, letra e).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais