Buscar

Como simplifica radicais? Exemplo: √99

💡 2 Respostas

User badge image

bia ....

Exemplo: Note que o número pelo qual o índice e o expoente do radicando foram divididos é 3. Para simplificaralguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical.

1
Dislike0
User badge image

Mig Bull

Você tem que fazer a fatoração. Achar os divisores de 99,começando pelos menores. No seu exemplo que é √99, você tem que procurar os divisores de 99 começando pelo menor. 2 não é divisor, logo vamos para o 3. O 3 é divisor de 99. 99 dividido por 3 é igual a 33. Agora vamos procurar os divisores de 33. 33 continua divisível por 3. 33 dividido por 3 é 11. 11 não tem divisores exceto 1 e ele mesmo ,por isso, paramos a fatoração(sempre que não tiver mais divisores exceto 1 e o próprio número paramos a fatoração). Portanto, a fatoração de 99 é 3 x 3 x 11.Logo, √99 é √3^2x11, que é √3^2  x √11 = 3√11.

Espero ter ajudado   :)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais