Buscar

Quais as etapas de um processo de desapropriação?

💡 2 Respostas

User badge image

Bruna Mancini

é considerável em duas etapas, a primeira declaratória (consolidada na esfera administrativa) e a segunda executória (podendo eventualmente se consolidar no âmbito judicial). Espero ter ajudado ;*

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O procedimento para desapropriação é composto por duas fases principais:

  • Fase Declaratória
  • Fase Executória

 

  • Fase Declaratória

A fase declaratória inicia o procedimento. É nessa fase que a administração demonstra a necessidade da desapropriação considerando a utilidade pública, a necessidade pública ou interesse social.

A competência declaratória para iniciar o procedimento é formalizada, em regra, por decreto do Poder Executivo (arts. 2.º e 6.º do Decreto-lei 3.365/1941). Entretanto, pode ser desencadeado também pelo Poder Legislativo, via Lei ou Decreto Legislativo (a doutrina diverge quanto à forma)

 

  • Fase Executória

Na fase executória a administração realiza os atos necessários à efetivação concreta da desapropriação. Podem realizar os atos executórios tanto os entes federados quanto os delegatórias (nesse último caso, somente se houver autorização legal ou contratual - art. 3.º do Decreto-lei 3.365/1941)

Num primeiro momento, a desapropriação se desenrola na esfera administrativa. Aqui, o Poder Público oferece proposta ao proprietário para aquisição do bem que se quer desapropriar. A partir daí, podemos ter duas situações:

  • O particular concorda com a proposta: nesse caso, as partes celebrarão o negócio jurídico, transferindo a propriedade para o ente expropriante. É a chamada desapropriação amigável.
  • O particular NÃO concorda com a proposta: nessa hipótese, encerra-se o procedimento administrativo e a fase executória se desdobra na fase judicial com a propositura da ação de desapropriação.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais