Buscar

A respeito dos livros, podemos, por exemplo, mencionar:

3. Como diria Ribeiro (2013, p. 64), a “escrituração é uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios [...] todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial”. A respeito dos livros, podemos, por exemplo, mencionar:

Exemplo 1: os principais livros utilizados pela Contabilidade são o Diário e o Razão.

Exemplo 2: a contabilidade utiliza, ainda, Livros Auxiliares, que podem servir de suporte para a escrituração, como o Caixa, o Contas-Correntes, o Contas a Receber, o Contas a Pagar, o Registro de Duplicatas etc.

(RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.) Acerca do tema acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Tanto o exemplo 1 quanto o exemplo 2 são considerados de cunho comercial e são diferentes dos livros de registro de empregados, de registro de horário de trabalho e do livro de Inspeção do Trabalho.

PORQUE

II. Todos estes são exigidos pela legislação trabalhista.

Assinale a alternativa correta:

a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

💡 3 Respostas

User badge image

Raliane Rambor

3. Alternativa correta: A.

Resposta comentada: Ambas as assertivas estão corretas e se complementam. Ademais, dos vários livros adotados pelas empresas, como bem diria Ribeiro (2013, p. 65), vemos alguns que são “utilizados para contabilização dos Fatos Administrativos, bem como dos Atos Administrativos relevantes”. E continua: “Os livros exigidos pelas legislações societária, fiscal, trabalhista e previdenciária, são livros  obrigatórios em decorrência da forma jurídica, do ramo de atividade  ou por outro motivo definido em Lei”.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Contabilidade consiste na ciência que estuda, analisa, registra e gerencia a administração econômica. Nesse contexto, o objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio das entidades econômicas, isto é, seu conjunto de Bens, Direitos e Obrigações da entidade.

O contador (profissional da Contabilidade), além de estudar, avaliar e declarar as variações de caixa de uma empresa, deve buscar alternativas para a melhora dos rendimentos e redução de despesas de forma a obter um aumento do patrimônio líquido da entidade.

Nesse contexto, a escrituração contábil trata-se da técnica que registra os fatos contábeis. Ela tem dois lados: os débitos e créditos. Os créditos são o saldo positivo, de natureza credora, enquanto o débito são os de natureza devedora. Sobre a mesma, as duas proposições são verdadeiras, porém a segunda não é uma justificativa correta da primeira, dado que a obrigatoriedade requerida pela legislação trabalhista não é a única razão para realizar a escrituração, visto que a mesma também é uma ótima ferramenta de gestão e administração.

Logo, a alternativa a) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais