Buscar

como se deu a origem do estado liberal burgues?

💡 3 Respostas

User badge image

Keilly Karoline

O Estado liberal surgiu após a Revolução Francesa, que foi movida por ideais liberalistas inspirados nas obras de John Locke, os indivíduos nasciam com o direito natural à vida, à liberdade e à propriedade privada. Esse pensamento teve por consequência a ideia de que o Estado não poderia mais intervir nesses assuntos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Estado liberal burguês se baseia na concepção de que todos os indivíduos são livres e autônomos e que o papel do Estado é garantir os direitos do cidadão, principalmente a sua liberdade.

Durante os séculos XVII e XVIII, a corrente de pensamento iluminista dominava a Europa com suas ideias de liberdade e racionalidade, pregando o liberalismo pessoal, político e econômico.

Assim, depois da Revolução Francesa em 1798, estes ideias de tornaram ainda mais fortes, sendo mantra de toda a revolução. Com a insatisfação da população com o governo monárquico, principalmente por parte da burguesia, as ideias do liberalismo e de um Estado que garante a liberdade social de cada um se fortalece e as pressões para que o Estado tenha como objetivo os ideias do povo aumenta.

Entretanto, tendo em vista a predominância da classe burguesa, inclusive durante a revolução, o novo modelo de Estado foi criado com objetivos de favorecer a classe burguesa, que tinha principal interesse em melhorar a economia e o comércio.

Portanto, o Estado liberal burguês surge a partir de ideias iluministas e liberais no século XVII e XVIII, tendo como principais características a liberdade, igualdade, livre mercado e tolerância.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais