Buscar

Na análise de qualidade de um fabricante

Na análise de qualidade de um fabricante, observa-se que cerca de 10% dos produtos apresentam problemas no período de garantia. Dentro destas condições de produção, estime a probabilidade aproximada de não haver utilização da garantia para um lote de 5 unidades.
A

0,5905

 

B

0,3281

 

C

0,0729

 

D

0,0081

 

E

0,0005

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Quando temos dois eventos \(A\) e \(B\) com probabilidades de ocorrer dadas por \({P_A}\) e \({P_B}\), a probabilidade \(P\) de que os dois eventos ocorram simultaneamente é calculada por:


\[P = {P_A} \cdot {P_B}\]

Como estamos interessados na probabilidade de que o evento não ocorra, devemos subtrair de 1 o valor da probabilidade de que o evento ocorra. Do enunciado, temos que a probabilidade de a garantia ser utilizada é 10 %. Assim, a probabilidade \({P_A}\) de que a garantia não seja utilizada na primeira unidade é dada por:


\[\eqalign{ {P_A} &= 1 - \dfrac{{10}}{{100}}\cr&= 0,9 }\]

Temos, ainda, que as probabilidades \({P_B}\), \({P_C}\), \({P_D}\) e \({P_E}\) de as garantias não serem utilizadas na segunda, terceira, quarta e quinta unidades, respectivamente, são iguais. Assim, a probabilidade de que a garantia não seja utilizada em nenhum dos produtos do lote é:


\[\eqalign{ P &= 0,9 \cdot 0,9 \cdot 0,9 \cdot 0,9 \cdot 0,9\cr&= 0,5905 }\]

Portanto, a alternativa A é a correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais