Pessoal, urgente! Urgente! Me ajudem, por favor! Na descrição as informações necessárias.

"Carta à minha filha: não deixa que a escola te ensine"

"A escola do passado lamentavelmente abdicou da missão de preparar os alunos para o futuro e se limita a tentar prepará-los para o vestibular ou o ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio]. Mas a tua vida produtiva começa exatamente depois desse ponto e para ser bem sucedida nela você precisará de muito mais do que ciências, matemática, português, história e geografia. O futuro vai exigir que você tenha uma boa noção dos teus direitos e deveres para cumprir teu papel de cidadã, conheça um pouco de economia para saber gerenciar teu dinheiro, aprenda sobre empreendedorismo para fazer tuas ideias virarem realidade, tenha consciência global para compreender teu lugar no mundo, domine a Internet enquanto ferramenta de comunicação e muito mais. Há muitos conhecimentos que não estão na escola. Procure-os onde estiverem" (CARVALHO, 2014).

CARVALHO, Renato. Carta à minha filha: não deixa que a escola te ensine. Artigos, 2 de abr. de 2014. Disponível em: <http://rescola.com.br/carta-a-minha-filha-nao-deixe-que-a-escola-te-ensine/>. Acesso em 26 set. 2015.

Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre linguagem e ensino, dentre as alternativas abaixo, escolha aquela que elucida os limites da escola no processo de aprendizagem:


Alternativas:

  • Considerando os argumentos teóricos de Piaget, autor que destaca elementos positivos da psicologia infantil, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem infantil é social desde o nascimento da criança, sendo a linguagem mediadora da comunicação.    

  • Para Skinner, há a peculiaridade do egocentrismo, entendido como uma forma transitória entre o pensamento autístico e o pensamento inteligente dirigido.    

  • Segundo Vygotsky, influente autor da psicopedagogia, até mesmo a linguagem egocêntrica é social porque a construção do psiquismo se dá a partir de sua função autorreguladora, salientando-se as interações sociais.

  • De acordo com Teberosky, a escola pode vir a contribuir para o aumento da dificuldade na leitura e na redação de textos porque nela são limitadas as oportunidades de leitura e de temas de redação.    

  • A pesquisa de Machado et al. (2008) mostrou que é preciso saber quais as expectativas do que se deve ensinar, ou seja, é necessário conhecer mais o desenvolvimento da aprendizagem e das necessidades individuais.

Código da questão: 9687

2)

A linguagem escrita, assim como a _________, são formas ________ de linguagem. Já a linguagem oral exige, na maioria dos casos, um __________. É comum que ocorram abreviações na linguagem falada e espera-se que se veja o interlocutor, sua mímica e seus gestos e a entonação de sua fala.

 

 


Alternativas:

  • direta; abreviadas; interlocutor.    

  • oral; voluntárias; meio social.

  • falada; diretas; interlocutor.  

  • interior, monológicas; interlocutor.    

  • interior; monológicas; grau de abstração.    

Código da questão: 9268

3)

O desenvolvimento da linguagem da criança pode ser motivado por adultos. Uma das orientações da psicopedagogia é estimular a criança a falar o nome das coisas. É importante nomear porque:

 

 


Alternativas:

  • a palavra é a unidade básica da análise do pensamento da criança porque é expressão perfeita da linguagem.

  • as palavras são proposições complexas que têm imutabilidade no seu significado para as crianças e nomear as coisas não apresenta implicações substantivas em seu desenvolvimento.

  • as palavras são unidades linguísticas e conceituais relevantes e nomear as coisas ao redor tem importantes consequências cognitivas para as crianças.    

  • as palavras são expressões perfeitas do pensamento e nomear coisas ao redor tem importância cognitiva para as crianças.

  • a palavra medeia o pensamento de acordo com o desenvolvimento biológico da criança.

Código da questão: 9685

4)

De acordo com os estudos desenvolvidos sobre a aquisição da linguagem e escrita, como o analfabetismo pode ser entendido?

 

 


Alternativas:

  • a limitação biológica de compreender e traduzir em palavras o mundo ao redor.    

  • a incapacidade de escrever o próprio nome.    

  • a incapacidade socioeconômica de ter acesso a um ambiente de ensino-aprendizagem.

  • a incapacidade de ler e escrever.  

  • a incapacidade de ler e interpretar um texto escrito.    

Código da questão: 8855

5)

O conceito de competência linguística pode ser entendido para Chomsky como:

 

 


Alternativas:

  • o controle pleno das palavras e sentenças da língua adquiridos naturalmente, por meio de propriedades genéticas e biológicas, a partir da adolescência.

  • o conhecimento da língua e a capacidade do indivíduo de diferenciar enunciados e sentenças.    

  • etapa biológica da vida da criança em que ela alcança certa autonomia.

  • o conhecimento dos significados das palavras e a capacidade de desenvolver pensamentos abstratos.    

  • a descoberta e o controle do pensamento abstrato aprendido em sala de aula em matérias compartimentalizadas.  

Código da questão: 7197

6)

Dentre as funções da linguagem, cabe destaque para a comunicação e a generalização. Sobre este tema, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as sentenças abaixo:

( ) A generalização facilita a comunicação, mas o contrário não é verdadeiro.

( ) A comunicação aparece como mediadora da linguagem.

( ) A generalização pode ser entendida como o ato verbal do pensamento, de forma que a linguagem possa refletir a realidade por meio da palavra.

( ) A palavra não se refere somente a um objeto isolado, mas também a um grupo ou classe de objetos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, respectivamente:

 

 


Alternativas:

  • F - F - V - V.  

  • F- F - F - V.

  • V - V - F - F.    

  • F - F - V - F.    

  • V- V - V - F.    

Código da questão: 9320

7)

A linguagem pode ser "considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. A socialização através da linguagem pode ocorrer também de forma implícita, por meio de participação em interações verbais que têm marcações sutis de papéis e status" (BORGES; SALOMÃO, 2003, p. 327).

BORGES, Lucivanda Cavalcante; SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro. Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. In: Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2003, p. 327-336. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015.

A partir desta definição de linguagem e seu papel na interação social, o input linguístico pode ser considerado como:

 

 


Alternativas:

  • elemento lexical que a criança aprende entre o primeiro e o segundo ano de vida.    

  • a menor estrutura da palavra, ou seja, aquele que segue de forma posterior ao onset.    

  • aspecto discursivo marcado por protonarrativas que a criança tem acesso a partir dos quatro anos de idade.    

  • a memória dos significados das palavras que a criança guarda consigo ao longo da vida.  

  • experiências linguísticas que a criança recebe em seu meio social.

Código da questão: 7196

8)

Notícia: "Competência toma lugar do conteúdo nas escolas da Finlândia"

"Experimentar e não ter medo de falhar é um lema repetido com certa frequência por empreendedores. [...] Apesar de figurar entre os 10 melhores em ciências e leitura no PISA (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos, exame realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o país começa a pôr em prática uma nova maneira de ensinar, na qual disciplinas e o conteúdo perdem espaço para competências e alunos ganham papel ativo na avaliação. [...] A partir de 2016, novas diretrizes curriculares vão induzir a implantação de aulas e práticas colaborativas com diversos professores trabalhando simultaneamente com um mesmo grupo de alunos".

OLIVEIRA, Vinícius de. Competência toma lugar do conteúdo nas escolas da Finlândia. Publicado em 26 mar. 2015. Disponível: <http://www.ebc.com.br/educacao/2015/03/competencia-toma-lugar-do-conteudo-nas-escolas-da-finlandia>. Acesso em: 26 set. 2015.

Considerando as reformas educacionais na Finlândia e seus conhecimentos sobre a aquisição da linguagem e da escrita, escolha abaixo a alternativa correta:

 

 


Alternativas:

  • A possibilidade de a criança passar do que sabe fazer sozinha para o que sabe fazer em colaboração, que pode ser entendida como a zona de desenvolvimento imediato na perspectiva de Vygotsky, caracteriza a dinâmica de seu desenvolvimento.    

  • É possível que a Finlândia caia algumas posições na avaliação do PISA porque sua política de ensino está deixando de ser compartimentalizada, o que diverge de vários teóricos da psicopedagogia.

  • O ensino tem que ser fundamentado nos princípios do empreendedorismo, o que equivale dizer que somente vale para o aprendizado o despertar da consciência da própria criança.    

  • O foco do psicopedagogo tem que ser na aprendizagem do indivíduo a partir da análise entre as relações de ensino e linguagem. Para o Brasil alcançar o mesmo patamar da Finlândia, basta que importe o modelo, sem nenhuma necessidade de mediação com a realidade local.

  • Cabe ao professor compreender as necessidades do aluno e contribuir para o progresso de suas competências linguísticas. Este mecanismo só é possível de ser trabalhado em países desenvolvidos, como é o caso da Finlândia.

Código da questão: 8467

9)

O pensamento é __________ internamente pelos significados e externamente pelos signos. Observa-se uma ausência de __________ direta entre pensamento e linguagem. Considerando as relações entre pensamento e linguagem, é possível afirmar que a expressão do pensamento, ainda que inicialmente de forma imperfeita, é a __________. A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as respostas adequadas às lacunas:

 

 


Alternativas:

  • orientado; decomposição; oração lacônica.

  • mediado; equivalência; palavra.    

  • complexificado; relação; reflexão.    

  • simplificado; construção; linguagem.    

  • expresso; tradução; expressão facial.  

Código da questão: 7702

10)

O ato da escrita representa um determinado conhecimento fonológico ou consciência fonológica, POIS o indivíduo tem a noção dos sons que podem ser segmentados em letras e sílabas.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

 

 


Alternativas:

  • A segunda afirmação é falsa e a primeira é verdadeira.  

  • As duas afirmações são falsas.    

  • As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não explica a primeira.    

  • A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.    

  • As duas afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.

Código da questão: 9686

#linguagemeescrita Aquisição
Disciplina:Neuroaprendizagem1.519 materiais

5 resposta(s)

Carregar mais