Buscar

diferença de prescrição da pretensão punitiva da prescrição da pretensão executória...

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Beatriz Rodrigues

A prescrição da pretensão punitva, a curto modo, é o tempo que corre para que o Estado julgue e determine a pena, ao passo que a prescrição da pretensão executória é o tempo que o Estado leva para executar a sentença. Os prazos prescricionais encontram-se no art 109 do CP. A prescrição pode, ainda, ser dar de forma intercorente ou retroativa. 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A prescrição da pretensão punitiva é aquela em que ainda não há sentença condenatória transitada em julgado para ambas as partes. Nesse caso a prescrição até a sentença é regulada pela pena em abstrato do crime praticado e quando há o trânsito em julgado para a acusação (e não para a defesa) regula-se pela pena aplicada na sentença condenatória recorrível para  a defesa. Os efeitos da prescrição da pretensão punitiva é que quando ela ocorre ainda não há título executivo judicial, sendo réu considerado primário.

Na prescrição da pretensão executória já há o trânsito em julgado e a prescrição nesse caso é regulada pela pena aplicada na sentença penal condenatória.  Os efeitos da prescrição da pretensão executória é que quando ela ocorre já há título executivo judicial podendo ser executada no juiz cível para efeitos de indenização, podendo o réu ser considerado reincidente dependendo do caso em concreto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais