Buscar

Considerando o conceito sobre válvulas de controle direcionais e seus respectivos tipos, analise as afirmações a seguir.

As válvulas direcionais, também chamadas de distribuidores, são elementos que influenciam o percurso
do fluxo hidráulico, principalmente nas partidas, nas paradas e na direção do fluxo. Elas são responsáveis, portanto, pelo avanço e pelo retorno da haste dos atuadores hidráulicos lineares e pelo acionamento ou inversão de atuadores hidráulicos rotativos. Em circuitos hidráulicos, são utilizados os seguintes tipos de válvulas de controle direcional: direcionais do tipo pistão ou esfera (ou Poppet Type); direcionais do tipo carretel deslizante (ou Sliding Spool); direcionais do tipo carretel rotativo (ou Rotary Spool); direcionais do tipo proporcional (ou Proportional Valves).

Considerando o conceito sobre válvulas de controle direcionais e seus respectivos tipos, analise as afirmações a seguir.

I. A válvula direcional do tipo pistão ou esfera nada mais é que de retenção com mola, de bloqueio, que possui internamente um pistão (poppet) ou esfera apoiada em uma sede devido à ação de uma mola, permitindo o fluxo livre em um determinado sentido e impedindo o fluxo no sentido contrário.
II. As válvulas direcionais do tipo carretel rotativo (ou Sliding Spool) são construídas com um cilindro (carretel) que desliza sobre o corpo da válvula.
III. As válvulas direcionais do tipo carretel deslizante (ou Rotary Spool) são construídas com um rotor (carretel) que gira dentro do corpo da válvula.
IV. As válvulas direcionais do tipo proporcional (ou Proportional Valves) controlam também a pressão e a vazão do fluido, pois o orifício de passagem do fluido hidráulico se expande ou se contrai, dependendo da posição do êmbolo dentro do corpo da válvula. SIMÕES, Roberto MacIntyer. Sistemas hidráulicos e
pneumáticos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS.
a) I, II e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e IV, apenas.

💡 4 Respostas

User badge image

Caio Diniz Parra

deve ser a (d)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Conhecer alguns componentes de hidráulica é fundamental para o entendimentos dos sistemas de instalação hidráulica bem como os conceitos de Mecânica dos Fluidos.

As válvulas de controle direcional, com base de funcionamento semelhante às válvulas comuns, são componentes que permitem a vazão de um fluido sob pressão por diferentes vias, Isso pode ser útil em mecanismos pneumáticos e hidráulicos. Basicamente, existe um êmbolo que desliza por dentro da válvula, isso faz com que o fluido seja direcionado para o canal correto, realizando o trabalho.

As imagens abaixo ilustram a configuração das válvulas de controle direcional, podendo existir diversos tipos.


Válvulas de controle direcional/ Fonte: Meccom eletrônica

Portanto, analisando as afirmativas, as corretas são: b) II e III apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais