Buscar

Qual a diferença entre competência e jurisdição?

💡 3 Respostas

User badge image

Damiana Souza do Rosario

Jurisdição é o poder, função e atividade de aplicar o direito a um fato concreto, pelos órgãos competentes, obtendo-se a justa composição da lide. 

Competência é o poder de fazer atuar a jurisdição que tem um órgão jurisdicional diante de um caso concreto. É a medida da jurisdição

0
Dislike0
User badge image

Alex Gomes Ferraz

Jurisdição é a função do Estado de dizer o direito ao caso concreto, desde que o Estado-juiz seja provocado!

A competência é o limite da jurisdição, ou seja, é a delimitação territorial da jurisdição atribuída a um magistrado que exercerá a competência estipulada em lei para dizer o direito ao caso concreto.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A jurisdição é o poder dever de dizer o Direito que é conferido a determinado jurista (magistrado). Assim, é o que permitirá que o juiz decida qual a melhor solução jurídica para determinado caso concreto a ele subordinado. É, ainda, uma das funções estatais, ao lado da legislativa e administrativa, sendo, contudo, típica do Poder Judiciário.

Já a competência é uma fatia da jurisdição, pois esta permite que o magistrado diga o Direito no caso concreto, enquanto aquela determina que esse mesmo magistrado somente o faça em causas específicas, que são aquelas para as quais é competente, seja em razão funcional, da matéria, da hierarquia, do território ou do valor da causa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais