Buscar

Me ajuda por favor - Introdução aos estudos historicos

O movimento dos Annales, em sua primeira geração, contou com dois líderes: Lucien Febvre, um especialista no século XVI, e o medievalista Marc Bloch. Embora fossem muito parecidos na maneira de abordar os problemas da história, diferiam bastante em seu comportamento. Febvre, oito anos mais velho, era expansivo, veemente e combativo, com uma tendência a zangar-se quando contrariado por seus colegas. Bloch, ao contrário, era sereno, irônico e lacônico, demonstrando um amor quase inglês por qualificações e juízos reticentes. Apesar, ou por causa dessas diferenças, trabalharam juntos durante vinte anos entre as duas guerras. A escola dos Annales, surgida na França em 1929, teve como membros da primeira geração os historiadores Lucien Febvre e Marc Bloch. Na fonte apresentada, Peter Burke, membro da segunda geração dos Annales, apresenta algumas características dos fundadores do movimento que revolucionou a forma de se pensar e escrever a história. Sobre a escola dos Annales, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Os teóricos dos Annales assinalavam a necessidade de uma nova abordagem historiográfica em contraposição ao modelo tradicional, centrado nas decisões de grandes homens, batalhas e estratégias diplomáticas.
(    ) Os Annales propuseram uma história historizante e totalizante, que buscava abranger longos períodos históricos e grandes eventos. Algumas das principais pesquisas realizadas por Marc Bloch tratavam-se da Idade Média.
(    ) A historiografia francesa, na qual os Annales faziam parte, objetivavam realizar uma história analítica, estrutural e macroestrutural, explicativa, englobando aspectos coletivos e os mais diversos níveis de temporalidade.
(    ) A principal crítica dos Annales aos historiadores tradicionais consistia na falta de uma história cronológica, o que ocasionava diversas interpretações locais sobre os eventos. Essa forma de história afastava-se do Positivismo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Referência: BURKE, Peter. Escola dos Annales: 1929-1989 A Revolução Francesa na Historiografia. São Paulo: Unesp, 1990. 156 p.
 a) V - F - V - F.
 b) V - F - V - V.
 c) V - V - V - F.
 d) F - V - F - V.
 
 

💡 5 Respostas

User badge image

Jack Kanoff

A Alternativa correta é a letra 'A'

V F V F


4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais