Buscar

O que é ligação peptídica?

💡 9 Respostas

User badge image

Campeão Shop

Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, libertando uma molécula de água (H2O). Isto é, uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos.

0
Dislike0
User badge image

Alex Morais

É a união de dois aminoácidos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Nutrição.

Primeiramente, deve-se ter em mente que a nutrição trata-se de um processo biológico através dos quais os organismos obtém nutrientes através dos alimentos para a manutenção de suas funções vitais. Convém ressaltar que não apenas seres heterótrofos passam pelo processo de nutrição, já que as plantas também necessitam de nutrientes e condições propícias para sobreviverem.

Daí, a disciplina de Nutrição tem por objetivo estuda as propriedades dos alimentos e o processo de alimentação. Nesse contexto, o nutricionista (profissional da nutrição) trabalha com o intuito criar condições de alimentação saudável para seus pacientes.

Nesse contexto, a ligação peptídica é uma ligação covalente entre o grupo amino de um grupo amino e carboxilo de um outro aminoácido. Peptídeos e proteínas são formados pela ligação de aminoácidos por ligações peptídicas. A ligação peptídica envolve a perda de uma molécula de água e a formação de uma ligação covalente de CO-NH. É, na realidade, uma ligação amida substituída.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais