Buscar

O principal fator que distingue o monopólio natural do monopólio puro é que, no monopólio natural,


A) a existência de patentes torna praticamente impossível a entrada de concorrentes potenciais.
B) a regra de maximização de lucros é similar à da concorrência perfeita.
C) a maior eficiência produtiva descarta a necessidade de que a empresa monopolista seja regulada pelos órgãos antitruste competentes.
D) as barreiras à entrada de concorrentes potenciais são inexistentes.
E) uma única empresa consegue operar com custos unitários menores do que os que prevaleceriam, caso mais de uma empresa operasse no setor.

💡 14 Respostas

User badge image

Jheicy Ellen

ALTERNATIVA E

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O monopólio natural caracteriza-se principalmente pela existência de custos fixos grandes e custos marginais pequenos muito próximos de zero. Outra marca desse tipo de mercado é que são majoritariamente referentes a bens exclusivos e com quase nenhuma concorrência, caso de hidrelétricas, setor de petróleo e de mineração. No caso do monopólio natural o nível de produção eficiente não é compatível com a lucratividade máxima (Preço igual Custo Marginal), sendo necessário o fornecimento de subsídios para que o monopólio natural opere no nível que garanta a maior produção possível, ou seja, gere o maior bem-estar para a sociedade. Desse modo, para que o monopólio seja lucrativo deve operar onde os preços igualam-se aos custos médios, no entanto, esta solução não seria a ideal do ponto de vista do bem-estar da sociedade. Portanto, a alternativa correta é a E.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais