Buscar

Tradução/Interpretação Simultânea e Consecutiva

A interpretação de língua de sinais é um tipo de interpretação em que o profissional tradutor intérprete trabalha entre uma língua oral e uma língua visual-gestual utilizada por uma pessoa Surda.

Uma vez que a interpretação de línguas sinalizadas envolve o receber e o transmitir informações em diferentes modalidades (como por exemplo, falada ou sinalizada), o uso do termo simultâneo ao invés de consecutivo, é a norma que mais se encaixa nesse tipo de interpretação.

Na sequência dessa reflexão conceitual acerca da interpretação de língua de sinais, trazemos Cokely (1992), um autor da área de interpretação, pioneiro no contexto norte-americano, o qual, segundo comentado e traduzido por Quadros e Souza (2008), entende que a interpretação consiste em uma “mediação de vários elementos internos e externos à mensagem que está sendo apresentada.” (COKELY, 1992, apud QUADROS; SOUZA, 2008).

Assim, além de sabermos que a interpretação envolve um limite de tempo, compreendemos que essa concepção de Cokely de interpretação como mediação é algo que pode fazer parte do que Quadros e Souza (2008) traduziram como “monólogos expositivos não-recíprocos”, ou seja, interpretar para língua de sinais, segundo Cokely (1992), não é uma atividade que permite reciprocidade de interação durante a enunciação da mensagem. Neste sentindo, interpretação de língua de sinais trata-se de um procedimento discursivo que transcorre “aqui e agora” sem a oportunidade de nenhuma edição ou revisão”.

QUADROS, R. M; SOUZA, S. X. Aspectos da tradução/ encenação na Língua de Si¬nais Brasileira para um ambiente virtual de ensino: práticas tradutórias do curso de Letras-Libras. In: QUADROS, R. M. de. (Org). Estudos Surdos III. Petrópolis, RJ: Arara-Azul, 2008, p. 168–207. (Série pesquisas).

- Descreva qual a compreensão sobre a tradução e interpretação na língua de sinais que você tinha e o que mudou quanto à sua percepção do tema.

- Com base no material didático e tele aula, esclareça o que é tradução/interpretação simultânea e consecutiva, citando um exemplo de cada.

 

Leia atentamente os lembretes a seguir:

1. No ciclo 2 você também deve responder ao professor. Essa resposta será avaliada pelos seus colegas quanto à relevância. O cômputo de sua nota dependerá da quantidade de likes (máximo 10 likes) que você obtiver nessa postagem;

2. Você também poderá fazer quantas postagens desejar respondendo aos seus colegas. Não esqueça de também avaliar as contribuições relevantes de seus colegas;

3. As suas respostas à postagem do professor devem ser fundamentadas e relevantes, não apenas 'concordo' ou 'discordo';

4. Lembre-se que o importante não é a quantidade de respostas postadas e sim a relevância da mesma.

💡 2 Respostas

User badge image

Grayce Dória Bomfim

A tradução/interpretação consecutiva consiste em estabelecer consecutivamente a comunicação verbal entre duas ou mais pessoas que não utilizam a mesma língua.

Como exemplo dessa ação pode - se citar o trabalho de guias turísticos internacionais.

Assim sendo, a é tradução/interpretação simultânea consiste em estabelecer em tempo real a comunicação verbal entre duas ou mais pessoas que não utilizam a mesma língua.

Como exemplo dessa ação pode - se citar o trabalho de um interprete de libras.

Bons estudos!

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A interpretação ou tradução consecutiva diz respeito a uma ação que consiste em estabelecer, de forma simultânea ou de forma consecutiva, uma comunicação entre duas ou mais pessoas que não usam a mesma língua. No caso, enquanto uma pessoa utiliza a forma verbal de alguma língua, outra pessoa traduz o que foi falado utilizando a linguagem em libras.

Esse momento pode ocorrer em palestras, onde geralmente o palestrante utiliza a linguagem verbal do português se estiver no Brasil e há um intérprete de libras traduzindo o que foi falado. Pode ocorrer também na televisão, onde ocorre a tradução do que está sendo falado, por meio de um intérprete de libras que geralmente fica no canto da tela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais