Buscar

o que foi a reforma de pombal e contribuiu para educação atual?

💡 8 Respostas

User badge image

Kátia Aparecida Domingues

O marquês de Pombal revolucionou o ensino por ter sido o responsável pela expulsão dos educadores Jesuítas e pela Reforma Educacional, ele defendia uma escola laica, isto é não importando se o aluno fosse ou não religioso, sendo que no ensino ratium studiorum que começou em 1549 até 1759 fosse abolida e hoje ainda restam algumas escolas, porém bem poucas com esse método que ensina e evangeliza na fé católica.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A reforma veio ter inÍcio com a missão de reconstruir lisboa .A Reforma pombalina foi um importante marco na história e que para compreende-la se faz necessário entender por meio da própria história.Os jesuítas detinham o monopólio da educação superior detentores de uma tradição morta e inadequada a realidade totalmente fechados a ideias.A reforma tornou- se prioridade em 1760 com a expulsão dos jesuítas .Tao logo a reforma de pombal visava trazer a educação para o controle do Estado,secularizar a educação e padronizar o currículo.

Logo, reforma pombalina como o próprio nome já diz foi uma reforma administrativa, política e etc. que teve início com a reconstruir de Lisboa contribuindo para a educação atual mudando os rumos da educação que até então era monopolizada pelos jesuítas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais