Buscar

qual as diferenças entre tutela de urgência e tutela de evidência??

💡 9 Respostas

User badge image

nicelia' oliveira

A tutela cautelar visa uma proteção antecipada de um direito, ou seja é um remédio que privilegia uma atividade imediata e satisfatória em casos de urgência, As medidas urgentes poderão ser concedidas em caráter preparatório ou incidental.

Art. 798 CPC - Além dos procedimentos cautelares específicos, que este Código regula no Capítulo II deste Livro, poderá o juiz determinar as medidas provisórias que julgar adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra lesão grave e de difícil reparação.

A tutela de evidência visa resguardar os elementos probatórios para que os mesmos não sejam deturpados, no caso, acontece uma interligação com a tutela de urgência, A tutela de evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado do processo.

Art. 276. A tutela de urgência será concedida quando forem demonstrados elementos que evidenciem a plausibilidade direito, bem como o risco de dano irreparável ou de difícil reparação.

A diferença é que na tutela de urgência existe um receio a lesão ao direito de outrem, por este motivo a autoridade judiciaria pede uma tutela cautelar, e na tutela de evidência não precisa de nenhum tipo de demonstração de perigo para ser tomada.

Basicamente é isso.

4
Dislike1
User badge image

nicelia' oliveira

Doutor, a medida cautelar só é usada quando existe receio a lesão ao direito, não é sempre que ela é usada, apenas quando existe esta possibilidade

A tutela de evidência é adotada independente de qualquer coisa, pois os elementos probatórios precisam ser protegidos.

3
Dislike1
User badge image

Nathan Lino da Silva

Respostinha simples, para nunca esquecer doutor:

Tutela de urgência: antecipação por preenchimento de requisitos processuais e ao perigo de dano. (baseia-se na urgência do pedido)

Tutela de evidência: antecipação por preenchimento de requisitos processuais, todavia sem perigo de dano. (baseia-se na plausibilidade do pedido)

Diferenças:

Fumus boni iuris e periculum in mora - que deve existir no 1º para que ocorra a antecipação, ao passo que é dispensado no 2º.

Advento do CPC/2015: a Tutela de Evidência apesar de ser instituto jurídico "veterano", só foi positivado no NCPC.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais