Buscar

Descreva a etiologia, patogênese, e a anatopatologia de um cão com cinomose

Descreva em tópicos os itens citados acima

💡 4 Respostas

User badge image

Felipe Carniel

nfecção por um vírus da família Paramyxoviridae, gênero Morbilivírus. Acomete trato respiratório, digestório e SNC. Cães jovens, imunocomprometidos e não vacinados em geral apresentam um quadro generalizado grave. Filhotes de 12 a 16 semanas (4 a 5 meses) tem maior predisposição. No SNC o vírus replica causando lesão nos astrócitos e pela produção de células tóxicas e inflamatórias, ocorre a lesão nos oligodendrócitos e a desmielinização, dando os sinais característicos da fase neurológica. O vírus ainda pode replicar no pulmão, levando a pneumonia e no sistema digestório, culminando em sinais gastroentéricos. Aspectos clínicos: Secreção nasal e ocular serosa a mucopurulenta, tosse seca que evolui para produtiva (pneumonia oportunista), depressão, inapetência, febre, diarreia leve a grave, hiperceratose de coxins e nariz, dermatite pustular no abdômen, otite externa úmida grave, hipoplasia do esmalte dentário (infecção antes da erupção dos dentes permanentes). Sinais neurológicos: tendem a aparecer 1 a 3 semanas após a recuperação da doença sistêmica, mas é muito variável, podendo ter sinais neurológicos também associados a sinais gastrointestinais e/ou respiratórios. Sinais clínicos incluem demência, desorientação, convulsões (‘’mastigação de chiclete’’), andar em círculos, sinais cerebelares e vestibulares, tetraparesia, ataxia, mioclonias (quase que patognomônicas da cinomose), uveíte anterior, neurite ótica e coriorretinite. Encefalite do cão idoso: desenvolve-se em cães mais velhos, meses ou anos após a infecção pelo vírus da cinomose. Causa tetraparesia progressiva, depressão, andar em círculos, pressionar a cabeça contra objetos e ausência de sinais sistêmicos.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A cinomose é uma doença que acomete cães e gatos e que é provocada por um um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus, possuindo como características o alto grau de contágio e a diarreia como principal sintomas nas fases iniciais da doença.

A doença atua da doença se dá através da replicação do vírus nas células sanguíneas e no sistema nervoso do animal, apresentado como sintomas iniciais um quadro de diarreia. Em estágios mais avançados, o sistema respiratório do animal é comprometido e, caso não tratado, pode evoluir para distúrbios no sistema nervoso central, que se manifesta em tremores e convulsões.

Logo:

  • Etiologia: doença que acomete cães e gatos causada por um um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus;
  • Patogênese: replicação do vírus nas células sanguíneas e no sistema nervoso do animal;
- Anatopatologia: o diagnóstico comumente é realizado por observação clínica.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais