Buscar

O QUE É DISSÍDIO COLETIVO DE TRABALHO?

💡 2 Respostas

User badge image

Cristina Pedro

SÃO AÇÕES AJUIZADAS PELOS SINDICATOS, FEDERAÇÕES OU CONFEDERAÇÕES COM O INTERESSE DE DEFENDER SEUS FILIADOS.

1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

As entidades de classe (sindicatos, federações e confederações) e as empresas (ou seus sindicatos), possuem capacidade para negociar regras relativas aos direitos dos trabalhadores representados pela entidade.

Quando eles conseguem chegar a um acordo, é estabelecida a Convenção Coletiva de Trabalho (sindicato do empregado + sindicato da empresa) ou o Acordo Coletivo de Trabalho (sindicato do empregado + empresa), que em geral define salários, adicionais, estabilidade e outros direitos (plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte).

O dissídio coletivo é instaurado quando não ocorre um acordo na negociação direta entre trabalhadores ou sindicatos e empregadores. Ausente o acordo, os representantes das classes trabalhadoras podem ajuizar, diretamente no tribunal, uma ação denominada dissídio coletivo.

O dissídio é, portanto, uma forma de solução de conflitos coletivos de trabalho. Por meio dele, o Poder Judiciário resolve o conflito entre os empregadores e os representantes de grupo/categoria dos trabalhadores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais