Buscar

engenharia de software

A manutenção de software é o processo geral de mudança em um sistema depois que ele é liberado para uso. O termo geralmente se aplica ao software customizado em que grupos de desenvolvimento separados estão envolvidos antes e depois da liberação.”.

 SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011. p. 170.

 Sobre a manutenção de software é correto afirmar:

 I – As manutenções feitas no software podem ser simples mudanças para correção de erros de codificação, até mudanças mais extensas para correção de erros de projeto.

II – A manutenção evolutiva compreende a incorporação de novos requisitos que atendem às necessidades não levantadas inicialmente no projeto, mas necessários devido às mudança nas regras de negócio.

III – A manutenção adaptativa compreende corrigir erros que foram enviados para a produção, mas que não foram devidamente analisados e testados na fase inicial do projeto.

IV – A manutenção corretiva não é desejável, pois se supõem que todos os testes executados antes da produção já foram devidamente realizados e todas as situações de erro já foram abordados.

V – A manutenção preventiva é executada com a intenção de antecipar problemas futuros que possam acarretar erros em tempo de execução e que merecem ser tratados.

 Os enunciados verdadeiros são:

  a.

I, II, III, V;

  b.

I, II, IV, V;

  c.

II, III, IV, V;

  d.

I, II e IV;

  e.

I, III, V.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A manutenção de software em engenharia de software é a modificação de um produto de software após a entrega para corrigir falhas, melhorar o desempenho ou outros atributos. Uma percepção comum de manutenção é que ela envolve apenas a correção de defeitos . No entanto, um estudo indicou que mais de 80% do esforço de manutenção é usado para ações não corretivas. Essa percepção é perpetuada pelos usuários que enviam relatórios de problemas que, na realidade, são melhorias de funcionalidade do sistema.

As principais problemas de manutenção de software são gerenciais e técnicos. Os principais problemas de gerenciamento são: alinhamento com as prioridades do cliente, equipe, organização que faz manutenção, estimativa de custos. As principais questões técnicas são: compreensão limitada, análise de impacto , teste, medição de manutenção. A manutenção de software é uma atividade muito ampla que inclui correção de erros, aprimoramentos de recursos, exclusão de recursos obsoletos e otimização.

Como a mudança é inevitável, os mecanismos devem ser desenvolvidos para avaliação, controle e modificações. Portanto, qualquer trabalho feito para alterar o software depois de estar em operação é considerado um trabalho de manutenção. O objetivo é preservar o valor do software ao longo do tempo. O valor pode ser aprimorado expandindo a base de clientes, atendendo a requisitos adicionais, tornando-os mais fáceis de usar, mais eficientes e empregando novas tecnologias.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais