Buscar

qual a diferença entre soro e vacina?

💡 5 Respostas

User badge image

David Rodrigues

O soro já tem anticorpos necessários para combater certa doença, é uma inumização passiva, pois o organismo precisa daquilo, já a vacina tem os agentes infecciosos incapazes de provocar a doença, com o intuito de de prevenir certa doença, é uma imunização ativa, pois tem memoria imunologica.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O combate de agentes estranhos no organismo e a nossa imunidade são realizados por estratégias imunológicas: as vacinas e o soro.

De maneira geral a vacina é o produto da atenuação ou inativação de organismos considerados de importância médica para a imunidade, ou ainda produtoras de toxinas desses organismos. Por sua vez, o soro é um componente do sangue que contém uma grande variedade de anticorpos, usualmente obtidos de animais imunizados com o antígeno de interesse imunológico.

Visto isso, pode-se classificar diferentes formas de imunização em: imunidade passiva, quando ela oferece anticorpos prontos ao indivíduo, produzidos por outro organismo; e imunidade ativa, que permite a produção direta de anticorpos pelo indivíduo.

Nesse contexto, a diferença entre soro e vacina consiste no tipo de mecanismo de imunidade, pois o soro consiste numa forma de imunidade passiva, oferecendo anticorpos prontos que são produzidos a partir da inoculação de antígenos em outros organismos. Já a vacina consiste numa forma de imunidade ativa, em que os indivíduos produzem anticorpos ativamente, uma vez que as vacinas possuem antígenos atenuados e partir daí são produzidos anticorpos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais