Buscar

diferencie as ações dos linfócitos B E T?

💡 3 Respostas

User badge image

Ce Moreira

Os linfócitos B são os responsáveis por garantir a chamada imunidade humoral, que se destaca pela resposta imunológica realizada pela produção de anticorpos. Esses anticorpos são capazes de neutralizar ou ainda destruir os antígenos. Para que ocorra a produção de anticorpos, faz-se necessária a ativação dos linfócitos B, que se proliferam e diferenciam-se em plasmócitos. São os plasmócitos que produzem os anticorpos. Além disso, atuam ainda como células de memória imunitária.

Os linfócitos T helper garantem a diferenciação dos linfócitos B em plasmócitos, sendo, portanto, importantes para a produção de anticorpos. Os linfócitos T supressores finalizam a resposta humoral, ou seja, a produção de anticorpos. Já os linfócitos citotóxicos garantem a morte das células estranhas. Para isso, os linfócitos citotóxicos produzem proteínas que abrem a membrana plasmática ou induzem a célula a entrar em apoptose.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/linfocitos.htm

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente é importante ressaltar que um antígeno é uma substância que desencadeia a formação de anticorpos e pode causar uma resposta imune. A definição moderna abrange todas as substâncias que podem ser reconhecidos pelo sistema imune adaptativo, próprios ou outros. Um antígeno é geralmente uma molécula estranha ou tóxica ao organismo que, uma vez dentro do corpo, atrai e se liga com alta afinidade a um anticorpo específico. Cada anticorpo é capaz de lidar especificamente com um único antígeno, graças à variabilidade que a região determinante de complementaridade do anticorpo lhe fornece dentro da sua fração.

As formas de reconhecimento de cada uma das células é:

  • Linfócitos B: Reconhecem Antígenos na sua forma nativa, livre no sangue ou linfa. Usa suas BCR ou sítio de ligação entre a membrana e a imunoglobulina para reconhecer os antígenos;
  • - Linfócitos T: Usam seus sítios de ligação em um processo formado, como um fragmento de peptídeo apresentado pela célula apresentado do antígeno.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais