Buscar

Empresa de sociedade economia mista pode ser adquirido pelo usucapião ?

💡 3 Respostas

User badge image

euklenecy oliveira

A natureza jurídica dos bens de empresas públicas e sociedades de economia mista é tema controvertido. A corrente que predomina é a capitaneada por Celso Antonio Bandeira de Mello e Maria Sylvia Di Pietro, no sentido de que tais bens serão públicos quando estiverem afetados, ou seja, quando estiverem voltados à prestação de um serviço público. Nessa linha, só poderão ser adquiridos por usucapião casos estejas desafetados.

1
Dislike0
User badge image

Amazon Boy

O STF tem entendimento de que em virtude da natureza jurídica de direito privado das empresas públicas, estas sujeitam-se às normais legais de entes privados, não gozando de privilégios em relação aos bens de sua propriedade. Nesse sentido, temos o REsp 120.702 /DF (STJ) e o RE 536297 (STF).

1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

Uma sociedade de economia mista não pode ser adquirida por meio de usucapião. O referido instrumento se limita à aquisição de posse e propriedade de bens imóveis, sendo vedado usucapir-se as terras públicas, conforme ditames da Constituição da República.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais