Buscar

Educação Ambiental

PERGUNTA 3

  1. Anualmente, o Ministério do Meio Ambiente divulga uma lista elaborada pela Comissão Nacional de Biodiversidade, a fim de se buscar novas ações que abranjam a diversidade típica do Brasil. O governo da Paraíba editou a lista de peixes em extinção diferente da estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente. Para tanto, pautou-se em estudo técnico sobre o estoque de peixes no estado e os impactos da exploração desses animais. Uma semana após a edição da lista estadual paraibana, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente Municipal de João Pessoa abordaram um enorme barco pesqueiro com 16 toneladas de um dos peixes constantes da lista editada, no Porto de Cabedelo, prestes a partir para outro país. Nessa situação hipotética, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente Municipal de João Pessoa: 
     

    não devem atuar administrativamente, porque a competência deve ser do órgão de fiscalização federal, em razão da quantidade de pescados apreendida.
     

       

    não devem atuar administrativamente, porque a competência deve ser do órgão de fiscalização estadual, por ter sido este o ente responsável pela edição da lista de espécies de peixes em extinção.

       

    devem atuar no âmbito administrativo com base no poder de polícia, tendo em vista que a competência ambiental administrativa é comum entre os entes federados.

       

    devem atuar no âmbito administrativo com base no poder de polícia, tendo em vista que a competência ambiental administrativa é concorrente entre os entes federados.

       

    não devem atuar administrativamente, pois o estado não detém competência para editar lista de espécies de peixes em extinção de modo a viabilizar uma operação fiscalizadora.

💡 3 Respostas

User badge image

Srta Araujo

É uma pergunta? Está incompleta.... Não consegui compreender.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Ministério do Meio Ambiente do Brasil é basicamente responsável pela política nacional do Meio Ambiente e da Amazônia .

Ele foi criado sob o nome de Ministério de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente em 15 de Março de 1985 , no governo de José Sarney , por meio do Decreto 91.145. 1

Anteriormente os poderes deste portfólio estão a cargo da Secretaria Especial do Meio Ambiente, o então Ministério do Interior do Brasil, criado pelo Decreto 73030, de 2 de 30 de outubro de 1973 .

Em 1990 , durante o governo Fernando Collor de Mello , o Ministério do Meio Ambiente foi transformado em Ministério do Meio Ambiente, diretamente ligado à Presidência da República. Esta situação foi revertida pouco mais de dois anos depois, a 19 de novembro de 1992 , o governo Itamar Franco .

Em 1993, foi transformado no Ministério do Meio Ambiente e na Amazônia Legal e, em 1995 , no Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e na Amazônia Legal, adotando posteriormente o nome do Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente. meio ambiente.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais