Buscar

O que é culpa imprópria?

💡 4 Respostas

User badge image

Meriane

É aquela que acontece quando o agente acredita estar diante de uma agressão contra a sua pessoa, sendo que a situação de injusta agressão só existia na imaginação do agente, o que seria um caso de descriminante putativa. Quando o agente reage a suposta agressão, ele age com dolo pois tinha a intenção de alcançar o resultado. Ai vem a pergunta. O resultado era evitável ou inivitável? Nesse caso evitável, logo ele responderá por crime culposo. 

 

4
Dislike0
User badge image

Bruna Gonçalves Xavier

A Culpa Imprópria também chamada de "culpa por extensão", "por equiparação" ou "por assimilação", (há a figura da descriminante putativa) ocorre quando o agente possui a vontade de realizar o fato típico, mas acredita que não será responsabilizado por isso, porque pensa estar agindo amparado em alguma excludente de ilicitude (Estado de necessidade, Legítima Defesa, Estrito cumprimento do dever legal, Exercício regular do direito), sendo que na realidade não está. 

Trata-se de um erro de tipo inescusável.

2
Dislike0
User badge image

Adélia Naiane

O agente acredita estar agindo em alguma forma de excludente de ilicitude ( Estado de Necessidade, Estrito Cumprimento do Dever Legal, Legitima Defesa, Exercício Regular do Direito) e agindo com este pensamento acredita que não soferá sansão penal. ERRO INESCUSÁVEL.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes