Buscar

O que é indexação em economia

💡 3 Respostas

User badge image

Karina Mendes

 indexação, em economia, é um sistema de reajuste de preços, inclusive salários e aluguéis, de acordo com índices oficiais de variação dos preços. Em conjunturas inflacionárias, a indexação permite corrigir o valor real dos salários e aluguéis e demais preços da economia, reajustando-os com base na inflação passada. No entanto, a indexação automática pode realimentar a inflação futura.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A indexação é um tema que está inserido no campo de estudo das ciências econômicas, e que envolve, portanto, acontecimentos de variáveis macroeconômicas e microeconômicas da realidade social, mais especificamente um contexto que envolve a inflação, a taxa de aumento de preços.

## A indexação é um processo sistêmico que acarreta em modificação nos preços dos produtos e das variáveis econômicas, tais como salários, aluguéis e demais tipos de contratos sociais. Ocorre que, em um determinado contexto em que há inflação, há um aumento de preços, o que torna a moeda mais desvalorizada e com menor poder de troca. Neste contexto pode existir o fenômeno da indexação, em que preços de contratos de produtos e serviços são fixados com base em índices que medem a inflação, com o objetivo de reduzir os custos para o consumidor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais