Buscar

A política fiscal implementada pelo Estado ao cobrar tributos e realizar gastos públicos tem algumas finalidades? Poderiam citar qual?

💡 5 Respostas

User badge image

Carol Gomes

não sei

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As economias funcionam com base nos interesses dos agentes econômicos privados e públicos. Dessa forma, baseada na luta por interesses, a dinâmica econômica acontece e, muitas vezes, é uma dinâmica complexa e muito conflituosa. O que ocorre é que o governo é responsável por garantir o bem-estar social da população, mas este bem-estar envolve agentes com interesses muitas vezes opostos.

## As políticas fiscais são ações realizadas pelo governo no sentido de variar a quantidade de impostos que incidem sobre os produtos produzidos na economia, mas também no sentido de variar os gastos do governo em setores específicos. Gastos com infraestrutura urbana, por exemplo, investimentos em setores incapazes de serem atrativos para a iniciativa privada, como outro exemplo. No geral, pode-se justificar ou não a necessidade das políticas fiscais de diversas maneiras, sendo a mais básica aquela que indica o fato de o mercado, por vezes, não ser capaz de garantir o bem-estar social, e o governo, através das políticas fiscais, torna-se um importante agente nesta dinâmica.

0
Dislike0
User badge image

Nycolle Faria

Auxiliar os países com desequilíbrio ocasionais nas contas externas
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes