Buscar

O que é essencial compreender sobre tecido conjuntivo e tecido muscular?

💡 4 Respostas

User badge image

Maiara Bampi Wesner

Os músculos muitas vezes são chamados de “carne” e constituem cerca de 40% da nossa massa corporal, sendo eles os responsáveis pelos mais diversos tipos de movimentos do nosso corpo. É através da contração muscular que nós conseguimos nos locomover, que o nosso coração consegue bater, que ocorre a impulsão do bolo alimentar no tubo digestório e a eliminação de secreções por glândulas, entre tantos outros tipos de movimentos.

As células que compõem os músculos podem ser chamadas de células muscularesfibras musculares ou miócitos (mio = músculo). Juntas, elas formam feixes de células que são envolvidas por tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo, além de nutrir e oxigenar as células, ainda repassa aos tecidos próximos a força que foi gerada durante a contração muscular. As células musculares têm origem mesodérmica, formato alongado, e conseguem se contrair graças à presença no citoplasma de filamentos de proteínas chamados de miofibrilas ou miofilamentos, que são compostos por diversos tipos de proteínas, sendo a actina e a miosina os filamentos encontrados em maior quantidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Esses filamentos de proteínas se encontram tão bem organizados que podem deslizar uns sobre os outros, encurtando as miofibrilas e, assim, levando à contração das células musculares.

O citoplasma das células musculares se chama sarcoplasma; os retículos endoplasmáticos lisos que encontramos no interior das células musculares se chamam retículo sarcoplasmático; e a membrana plasmática das células musculares é chamada de sarcolema.

Existem três tipos de tecidos musculares: o tecido muscular estriado esqueléticoo tecido muscular estriado cardíaco e o tecido muscular liso.

tecido muscular estriado esquelético se prende aos nossos ossos e tem contração voluntária, ou seja, esses músculos são contraídos somente quando nós queremos.

tecido muscular estriado cardíaco é encontrado no coração e, diferentemente do tecido muscular estriado esquelético, não possui movimentos voluntários, e sim involuntários, contraindo-se de forma rápida e ritmada. 

tecido muscular liso, assim como o tecido muscular estriado cardíaco, tem contração involuntária e pode ser encontrado nas paredes dos órgãos internos como intestino, útero, estômago, etc.https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/tecido-muscular.htm

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O tecido conjuntivo, é um conjunto heterogêneo de tecidos orgânicos que compartilham uma origem comum do mesênquima embrionário originário do mesoderma; suas substância e as fibras fundamentais são os componentes extracelulares, dos quais dependem principalmente as características morfofisiológicas dos tecidos conjuntivos.

O tecido muscular é formada por miócito que é uma célula especializada que utiliza ATP (energia química) para gerar movimento graças à interação de proteínas contráteis (actina e miosina). O músculo esquelético está sob o controle da mente (músculo voluntário), enquanto o músculo cardíaco e o músculo liso são involuntários porque se contraem automaticamente sem a intervenção da vontade. No aspecto estrutural, pode mostrar bandas transversais regulares ao longo das fibras (músculo estriado) ou não (músculo não estriado). O músculo esquelético e cardíaco são estriados, enquanto o músculo liso é não estriado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais