Buscar

Qual a função da MMU no processo de execução de um processo?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Quando a CPU tenta para acessar um endereço de memória lógica, a MMU executa uma pesquisa em um cache especial chamado de buffer de tradução Adelantada, que mantém a parte da tabela de páginas usadas mais recentemente. Nesta memória, "entradas de tabela de páginas" (chamadas PTE, por sua sigla em inglês, Table Table Entry ) são mantidas , onde você pode resgatar os endereços físicos correspondentes a alguns endereços lógicos, diretamente.

Quando o endereço requerido pela CPU está no TLB, sua tradução para o endereço real ou físico é entregue, no que é conhecido como "hit no TLB". Em outro caso, quando o endereço procurado não está no TLB (falha no TLB), o MMU procura na tabela de páginas do processo usando o número da página como entrada para ele. Na entrada da tabela de páginas do processo, há um bit de presença, que indica se a página pesquisada está na memória principal. Se o bit de presença estiver ativado, este PTE é carregado no TLB e o endereço físico é retornado.

Caso contrário, o sistema operacional é informado da situação, por meio de uma "falha de página". É o sistema operacional responsável por fazer os ajustes necessários (ou seja, carregar a página na memória física) usando um dos algoritmos de substituição de página , para continuar com a execução da instrução que causou a falha.

Um benefício fundamental da MMU é a possibilidade de implementar proteção de memória, impedindo que os programas acessem partes proibidas da memória. Por exemplo, você pode impedir que um programa acesse ou modifique setores de memória de outros programas.

1
Dislike0
User badge image

Eder Bahia

A Unidade de Gerenciamento de Memória faz parte do controle de gerenciamento de memória virtual, dentre outras, quando um processo é executado, no caso de você deixar o sistema operacional gerenciar o arquivo de paginação de memória virtual, ela expande esse arquivo para uma performance melhor na execução desse processo.

0
Dislike0
User badge image

Dex Silva

Unidade de Gerenciamento de Memória ou MMU (do inglês Memory Management Unit) é um dispositivo de hardware que traduz endereços virtuais em endereços físicos, é geralmente implementada como parte da Unidade Central de Processamento ou CPU (Central Processing Unit), mas pode também estar na forma de um circuito ...

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados