Buscar

No âmbito de sistemas operacionais, uma seção ou região crítica é?

💡 4 Respostas

User badge image

Patricia Santos

Parte do programa que acessa dados compartilhados.

1
Dislike0
User badge image

Eder Bahia

Uma região crítica é onde cada processo pode executar seu próprio código com independência dos demais e um não toma conhecimento da execução do outro podendo causar uma "sobrecarga" no processador com tantos processos em execução, causando, por exemplo, um desligamento automática, ou apenas travamentos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É chamado de seção crítica a porção de código de um programa de computador no qual você acessa um recurso compartilhado (estrutura de dados ou dispositivo) que não deve ser acessado por mais tempo. de um processo em execução ou thread. A seção crítica geralmente termina em um determinado momento e o processo, thread ou tarefa só terá que esperar por um determinado período de tempo para entrar. Um mecanismo de sincronização é necessário na entrada e saída da seção crítica para garantir o uso exclusivo do recurso, por exemplo, um semáforo , monitores,algoritmo de Dekker e Peterson , cadeados.

O acesso concorrente é controlado cuidando das variáveis que são modificadas dentro e fora da seção crítica. A seção crítica é geralmente usada quando um programa multi-thread atualiza múltiplas variáveis sem um thread separado de execução que traz as mudanças conflitantes para esses dados. Uma situação semelhante, a seção crítica pode ser usada para garantir que um recurso compartilhado, por exemplo, uma impressora, possa ser acessado por apenas um processo de cada vez.

O modo como as seções são implementadas pode variar dependendo dos diferentes sistemas operacionais. Apenas um processo pode estar em uma seção crítica de cada vez. O método mais comum para impedir que dois processos acessem um recurso ao mesmo tempo é o da exclusão mútua .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais