Buscar

Exercício sistema circulatório ?

💡 1 Resposta

User badge image

Jonatan Roberto

1.  (Mack-2003)

A respeito do desenho acima, que representa o coração de um mamífero, é INCORRETO afirmar que:

a) 3 é artéria pulmonar que leva o sangue do coração para o pulmão.

b) 1 é a veia cava inferior que traz o sangue do corpo para o coração.

c) 2 é artéria cava superior que leva o sangue do coração para o corpo.

d) 4 é artéria aorta que leva o sangue do coração para o corpo.

e) 5 são veias pulmonares que trazem o sangue dos pulmões para o coração.

 

2. (FGV-2005) No filme Viagem Insólita (direção de Joe Dante, Warner Bros., EUA, 1987), um grupo de pesquisadores desenvolveu uma nave submergível que, juntamente com seu comandante, é miniaturizada e, em vez de ser injetada em um coelho, como previsto, é acidentalmente injetada na corrente sanguínea de um dos protagonistas da estória. Assim que chega a um dos vasos, o computador de bordo traça o trajeto da nave: (…) da veia ilíaca à veia cava inferior, … à aorta, chegando ao primeiro destino: a área de junção do nervo óptico ao globo ocular.

Supondo que a nave acompanhe o fluxo da corrente sanguínea, entre a veia cava inferior e a aorta, a nave deve percorrer o seguinte trajeto:

a) átrio esquerdo; ventrículo esquerdo; pulmão; átrio direito; ventrículo direito.

b) átrio direito; ventrículo direito; pulmão; átrio esquerdo; ventrículo esquerdo.

c) ventrículo direito; átrio direito; pulmão; ventrículo esquerdo; átrio esquerdo.

d) ventrículo direito; átrio direito; ventrículo esquerdo; átrio esquerdo; pulmão.

e) pulmão; átrio direito; ventrículo direito; átrio esquerdo; ventrículo esquerdo.

 

3. (Unicamp-2005) Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue enquanto que nos vegetais é genericamente denominado seiva.

a) Diferencie o sangue humano da seiva quanto à constituição.

b) Os constituintes do sangue desempenham funções importantes. Escolha dois desses constituintes e indique a função de cada um.

 

Gabarito

1. C

Resolução passo a passo:

Vamos responder a primeira questão sobre Circulação. Tanto o átrio do lado direito quanto o ventrículo carregam sangue venoso que acabou de circular o corpo. Ele vem da veia cava inferior, entra pelo átrio direito e sai do coração pela artéria pulmonar, como está na figura correspondente pelo número 3. Logo, as opções A e B estão corretas. O número 2 realmente corresponde à veia cava superior, mas ela traz sangue venoso do corpo para o coração para que ele posteriormente seja encaminhado para sofrer hematose no pulmão. Logo, a opção C está incorreta. A artéria aorta sai do ventrículo esquerdo e leva para todo o corpo o sangue arterial, ou seja, rico em oxigênio. A opção D está correta. O número 5 realmente corresponde à veias pulmonares, ricas em sangue arterial, já que ocorreu hematose no pulmão, que chegam ao átrio esquerdo. A opção E está correta.

2. B

Resolução passo a passo:

Como o sangue que passa na veia cava é o sangue venoso, primeiramente ele chegará do lado direito do coração. O primeiro compartimento no qual o sangue chega é o átrio direito. Logo depois, vai para o ventrículo direito que se contrai e envia o sangue, através da artéria pulmonar, para os pulmões. Nos alvéolos pulmonares ocorre a hematose, ou seja, a troca gasosa por difusão, onde sai o CO2 e entra o O2. Esse sangue, agora rico em oxigênio passa a chamar-se arterial. Ele é encaminhado para o coração, através da veia pulmonar. Chega ao coração, entrando pelo primeiro compartimento: o átrio esquerdo, que contrai-se e envia o sangue para o compartimento seguinte, o ventrículo esquerdo. Esse também contrai-se e envia o sangue para todo o corpo pela artéria aorta. A única opção que possui essa sequência é a B.

3. Resolução passo a passo:

a) O sangue é formado na medula óssea é é constituído de glóbulos brancos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. Ele é um tecido conjuntivo no qual a sua substância intercelular é muito rica em água. Além disso há nutrientes advindos da nutrição, excretas oriundos do metabolismo celular, hormônios e gases da respiração celular. Já a seiva vegetal pode ser dividida em duas: seiva bruta, ou xilema, que possui sais minerais é água e a seiva elaborada, ou floema, rica em carboidratos que são resultado da fotossíntese.

b)Nesse caso podemos falar dos dois tipos celulares que o sangue humano tem. As hemácias carregarão os gases, como o oxigênio e o gás carbônico. Os leucócitos são as células de defesa do nosso corpo. Também podemos falar das plaquetas que atuam na coagulação sanguínea.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais