Buscar

Existe furto qualificado e privilegiado ao mesmo tempo?

💡 4 Respostas

User badge image

Yasmin Farias

sim, de acordo com a súmula 511 do STJ "É possível o reconhecimento do privilégio previsto no § 2º. do art. 155 do CP nos casos de furto qualificado, se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa e a qualificadora for de ordem objetiva."

4
Dislike0
User badge image

Felipe Dias dos Santos

SIM

É possível o furto privilegiado-qualificado?

 

Publicado por Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (extraído pelo JusBrasil) - 6 anos atrás

Notícias STF

2ª Turma defere redução de pena para acusado de furto de fios de cobre (Fonte: www.stf.jus.br )

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu Habeas Corpus (HC 96843) a um homem condenado a dois anos e quatro meses de reclusão por furto de fios de cobre no valor de R$ 125,00. Os ministros entenderam, por unanimidade, que, como o réu é primário, possui bons antecedentes e o objeto furtado tem pequeno valor, pode ser aplicado ao caso o benefício do parágrafo 2º

 
 
Carregando...

do artigo 155

 
 
Carregando...

do Código Penal

 
 
Carregando...

, que prevê a redução da pena em até dois terços.

 

A pena foi, então, reduzida para nove meses e dez dias, podendo ser transformada em serviços comunitários.

O privilégio de redução foi aplicado pela Segunda Turma mesmo com o crime tendo sido cometido pelo réu,----------------, na companhia de outra pessoa. O concurso de pessoas é uma qualificadora que aumentaria a pena (artigo 155, parágrafo 4º).

"Considero que o critério norteador deve ser o da verificação da compatibilidade entre as qualificadoras (artigo 155, parágrafo 4º) e o privilégio (artigo 155, parágrafo 2º). A esse respeito, no seguimento do crime de furto, não há incompatibilidade entre as regras constantes dos dois parágrafos referidos", explicou a relatora, ministra Ellen Gracie. MG/IC

NOTAS DA REDAÇÃO:

O caso em tela refere-se ao caso de um homem que foi condenado pelo crime de furto qualificado, por ter em concurso, furtado fios de cobre no valor de 125 ,00 Reais.

O STF, entendeu de como o réu não é reincidente, e o valor da coisa subtraída é de pequeno valor, deve aplicado o benefício do furto privilegiado, mesmo que o furto em questão tenha sido qualificado.

Vejamos, assim dispõe o art. 155

 
 
Carregando...

do Código Penal

 
 
Carregando...

:

 

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

§ 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.

§ 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

(...)

§ 4º - A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:

I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;

II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;

III - com emprego de chave falsa;

IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

O parágrafo 2º

 
 
Carregando...

do art. 155

 
 
Carregando...

do Código Penal

 
 
Carregando...

trata do furto privilegiado, que é o furto de pequeno valor ou furto mínimo. Seus requisitos são: primariedade e pequeno valor da coisa subtraída.

 

Primário é todo aquele que não é reincidente. É esse o primeiro requisito para que se configure o privilégio. A lei não exige que os antecedentes do réu sejam verificados para concessão do privilégio, de modo que a presença de maus antecedentes não impede a incidência dessa causa de diminuição de pena.

Quanto ao pequeno valor da coisa subtraída, que é o segundo requisito para que o furto privilegiado seja reconhecido, a jurisprudência firmou entendimento no sentido de que o furto é mínimo quando a coisa subtraída não alcança o valor correspondente a um salário vigente à época do fato.

O pequeno valor da coisa subtraída não deve ser avaliado em função da situação da vítima, pois dessa maneira, o furto de uma BMW para um milionário acabaria sendo considerado uma subtração de pequeno valor.

O STJ, o Tribunal da Cidadania, se posiciona contrariamente à possibilidade de aplicação do privilégio ao crime de furto qualificado. Vejamos:

AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ESPECIAL. INADMISSIBILIDADE DA INCIDÊNCIA DA FORMA PRIVILEGIADA NO FURTO QUALIFICADO. PRECEDENTES DESTA CORTE SUPERIOR. AGRAVO REGIMENTAL A QUE SE NEGA PROVIMENTO.

1. Seguindo orientação firmada nesta Corte, ainda que reste demonstrado o preenchimento das condições para a aplicação da minorante do furto privilegiado, quais sejam, primariedade do réu e pequeno valor da res furtivae, a forma qualificada do furto inibe o seu emprego.

2. Agravo Regimental a que se nega provimento. (AgRg no REsp 1052856 / RS Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO T5 - QUINTA TURMA 11/12/2008

HABEAS CORPUS. PENAL. FURTO DUPLAMENTE QUALIFICADO. APLICAÇÃO DA MINORANTE DO FURTO PRIVILEGIADO. IMPOSSIBILIDADE. ORDEM DENEGADA.

1. Ainda que reste demonstrado o preenchimento das condições para a aplicação da minorante do furto privilegiado, quais sejam, primariedade do réu e pequeno valor da res furtivae, a forma qualificada do furto inibe o seu emprego. Precedentes do STJ.

2. Ordem denegada, em conformidade com o parecer ministerial. HC 102863 / MG Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO T5 - QUINTA TURMA 25/09/2008

Nota-se, portanto, mais um conflito jurisprudencial entre o STF e o STJ.

Correto o entendimento do STF, pois nada impede que seja reconhecido o furto privilegiado-qualificado, pois as qualificadoras têm natureza objetiva, sendo, desta feita, compatível com o privilégio.

4
Dislike0
User badge image

Santana Feder

A pergunta é se existe um crime (furto) em que se qualifiquem como qualificado e privilegiado. A resposta já foi posta aqui, mas não sendo objetiva. Sim! É possível o reconhecimento do privilégio previsto no § 2º. do art. 155 do CP nos casos de furto qualificado, se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa e a qualificadora for de ordem objetiva.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais