Buscar

Historia metodologia

Considere o fragmento de texto a seguir:

“[É preciso] desenvolver [na sala de aula] atividades com diferentes fontes de informação (livros, jornais, revistas, filmes, fotografias, objetos etc.) e confrontar dados e abordagens; trabalhar com documentos variados, como sítios arqueológicos, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, objetos cerimoniais e rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes”.

Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998. p. 77. 

De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Metodologia do Ensino de História com relação aos exemplos práticos de atividades a serem trabalhadas no ensino de História, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:

I. ( ) Os exemplos práticos de atividades compreendem jogos e atividades r trabalhos com documentos.

II. ( ) Os exemplos de atividades com jogos e trabalhos com documentos podem ser utilizados pelo professor como estratégias de ensino motivadoras para a aprendizagem.

III. ( ) Os trabalhos com documentos são mais importantes do que outros tipos de atividades e, por isso, devem ser priorizados no desenvolvimento do ensino de História.

IV. ( ) A comparação de imagens, o trabalho com textos jornalísticos, a análise de cartas e crônicas são exemplos de trabalhos com documentos. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

💡 4 Respostas

User badge image

Sandoval Almeida

não sei ao certo 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ao longo da História da humanidade o conceito de arte foi modificado, desde pinturas retratos na antiguidade, músicas clássicas tendo compositores aclamados e famosos como Ludwig von Beethoven, pintores como Leonardo da Vinci que eternizaram suas obras, sendo a mais famosa dele "Monalisa". Com os movimentos, houveram mudanças, o iluminismo trouxe uma concepção de arte, não havia conceito de perfeccionismo, somente a criatividade, a poesia. No Brasil, essas mudanças começaram na Semana da Arte Moderna, quando os artistas começaram a valorizar o nativismo. Desse modo, o emprego de materiais lúdicos na disciplina de História torna interessante o aprendizado. Destarte, a sequência correta é V-V-F-V.

}

0
Dislike0
User badge image

Aytallo

I. F

II. V

III. F

IV. V

A alternativa correta é: B) F, V, F, V.

Os exemplos práticos de atividades apresentados no livro-base Metodologia do Ensino de História incluem tanto jogos como trabalhos com documentos, além de outras estratégias de ensino. As atividades com jogos e trabalhos com documentos são importantes para motivar a aprendizagem e promover a reflexão crítica dos alunos sobre o passado. No entanto, isso não significa que os trabalhos com documentos sejam mais importantes do que outros tipos de atividades, mas sim que são complementares e podem ser utilizados de forma integrada e articulada. A comparação de imagens, o trabalho com textos jornalísticos, a análise de cartas e crônicas são exemplos de trabalhos com documentos que podem ser explorados nas aulas de História.





0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais