Buscar

Não estou conseguindo resolver.

Um sistema de tubos conduzindo água consiste em dois tubos menores de diferentes diâmetros conectados a um tubo maior. O tubo 1 possui diâmetro de 10 cm e a água em seu interior uma velocidade de 1/ms e, o tubo 2 possui um diâmetro de 5 cm e a água em seu interior velocidade de 2 m/s. Os tubos 1 e 2 se unem em uma junção e o escoamento desemboca no tubo 3, cujo diâmetro é de 20 cm. Desprezando todas as perdas (atrito, expansão brusca, etc) e admitindo perfis uniformes de velocidades. Qual é a velocidade no tubo 3?

💡 5 Respostas

User badge image

Douglas Schmidt

também estou tentando, caso eu souber da resposta volto passar para voce

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vamos primeiro calcular qual a vazão volumétrica de líquido nos tubos 1 e 2. Temos que a vazão volumétrica é dada por \(\dot V=vA\), em que \(v\) é a velocidade do escoamento e \(A\) é a área da seção transversal que ele atravessa. Assim, temos \(\dot V_1=1\cdot\dfrac{\pi}40,1^2=0,0079\;m^3/s\) e \(\dot V_2=2\cdot\dfrac{\pi}40,05^2=0,0039\;m^3/s\). Pela continuidade, a vazão volumétrica no tubo 3 será a soma das vazões em 1 e 2, assim, \(\dot V_3=0,0118\;m^3/s\). A velocidade em 3 será então \(v_3=\dfrac{\dot V_3}{A_3}=\dfrac{0,0118}{\dfrac {\pi}40,2^2}=0,38\;m/s\). Portanto, a velocidade no tubo 3 será \(\boxed{v_3=0,38\;m/s}\).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais