Buscar

ossificação

Além da ossificação intramembranosa, o tecido ósseo pode ser formado mediante ossificação
endocondral. Sobre ela, marque a alternativa correta:
a) Inicialmente, ocorre o aumento de volume dos condrócitos, mineralização da matriz e
apoptose daquelas células. Ademais, os espaços antes ocupados pelos condrócitos são invadidos
por vasos sanguíneos e osteócitos.
b) Há metamorfose da cartilagem hialina em tecido ósseo.
c) Há metamorfose da cartilagem fibrosa em tecido ósseo.
d) Em ossos longos, o canal medular origina-se no centro da cartilagem hialina pela ação dos
osteoclastos.
e) Os centros de ossificação das epífises (centros secundários de ossificação) diferenciam-se do
centro de ossificação primário da diáfise por ser longitudinal, mas também contem medula
óssea.

💡 3 Respostas

User badge image

Elisabeth Uchoa

alternativa "a" pois 

A ossificação endocondral forma, principalmente, ossos curtos e longos em duas etapas - que são: modificações da cartilagem hialina que termina com a morte dos condrócitos e invasão de células osteogênicas e diferenciação das mesmas em osteoblastos nas cavidades anteriormente ocupadas pelos condrócitos para deposição de matriz óssea e formação de tecido ósseo onde inicialmente havia tecido cartilaginoso.

.........A ossificação endocondral tem início em uma peça de cartilagem hialina que tem forma parecida com o osso a ser formado. Em um osso longo, inicialmente, o tecido ósseo é formado por ossificação intramembranosa do pericôndrio que envolve a diáfise para formar o colar ósseo. As células cartilaginosas, envolvidas pelo colar, hipertrofiam, morrem por apoptose e a matriz de cartilagem é mineralizada. Vasos sanguíneos do periósteo penetram na cartilagem calcificada para levar células osteoprogenitoras, provenientes do periósteo, que proliferam e diferenciam-se em osteoblastos. Estes osteoblastos formam camadas nos tabiques de cartilagem mineralizada e sintetizam matriz óssea que será mineralizada. Nesse processo, matriz óssea é formada sobre restos de cartilagem. Este é o centro primário de ossificação que, rapidamente, cresce em comprimento até ocupar toda a diáfise. Osteoclastos fazem a absorção de matriz formada no centro da cartilagem para formar o canal medular, no qual células sanguíneas formarão a medula óssea vermelha.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A ossificação endocondral é um dos processos no desenvolvimento do sistema esquelético em fetos, e terminando com a produção de tecido ósseo a partir do tecido de cartilagem; também é essencial na formação e crescimento longitudinal dos ossos longos, especificamente no esqueleto apendicular, axial e mandibular.

Durante o processo, as células do pericôndrio se tornam osteogênicas, transformando-as em periósteo (camada de células que revestem externamente todo o osso) e depositando uma camada de osso subperiosteal. Isso forma um anel ao redor da área central do molde cartilaginoso, o chamado anel de ossificação ou anel pericondral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais