Buscar

qual é a divergência marcante entre a oralidade e a escrita

💡 1 Resposta

User badge image

Letícia Luíza

A escrita e a oralidade são duas formas de variação linguística, onde a escrita, está associada, em grande parte, à linguagem formal,  enquanto a oralidade é geralmente marcada pela linguagem informal. O mais importante da diferença entre a escrita e a oralidade é perceber em qual contexto você deve usar a linguagem formal, que exige conhecimento prévio das normas da língua.

Na oralidade se faz necessário conhecer o contexto, a linguagem é mais
espontânea, interativa e informal. Nos comunicamos com uma linguagem mais simples, curta, prática com nosso interlocutor, tendo o costume de abreviar as palavras, falar gírias, expressividade facial e gesticulação.

Já na escrita, a mesma não depende do contexto, mas geralmente ela é mais elaborada e planejada, e no ambiente acadêmico e/ou profissional é o meio mais seguro de se comunicar, havendo maior precisão gramatical, exigência de cumprimento da norma culta, podemos considerar uma linguagem mais formal, exigindo mais coesão e coerência.

Apesar das divergências entre a escrita e a oralidade, não se pode considerar que uma seja mais significativa e complexa que a outra, visto que, existem diversos níveis de formalidade e informalidade na escrita e oralidade. Existem momentos que necessitam uma linguagem oral imensamente cuidada, como discursos, apresentações públicas, entrevista de emprego, etc. Há também situações em que uma linguagem escrita mais despreocupada e aproximada da oralidade é admissível, como em mensagens do celular, chats, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais