Buscar

Os ossos são classificados de acordo com sua morfologia em seis grupos. Um osso que possui o comprimento maior que a largura e a espessura é

Os ossos são classificados de acordo com sua morfologia em seis grupos. Um osso que possui o comprimento maior que a largura e a espessura é classificado como:
 
    curtos
    irregulares
    planos
    pneumáticos
    longos

💡 3 Respostas

User badge image

Marco Antonio

Longos

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ossos longos: Eles têm uma forma cilíndrica, o comprimento sobre a largura e espessura predomina, eles são divididos em três partes, um corpo e duas extremidades.

Ossos curtos: Apresentam uma forma cubóide, nenhuma de suas dimensões predomina, sua função é de amortecimento.

Ossos chatos: Sua principal característica é que eles são mais largos e mais longos que grossos, sua função é proteger os tecidos moles e inserir grandes massas musculares.

Ossos irregulares: Eles não têm forma ou divisão predominante para o seu agrupamento, são ímpares e estão localizados na linha média, suas funções são variáveis, embora a mais importante seja a proteção do sistema nervoso central.

Ossos sesamoides: São pequenas estruturas de tecido ósseo com forma mais ou menos oval e número inconstante que se localizam nas proximidades dos tendões. Sua função é diminuir o atrito e alterar a direção na qual a tração muscular é realizada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais