Buscar

alguém sabe me explicar oque é o quinto constitucional?

💡 5 Respostas

User badge image

Geilton Gomes de Assis

Quinto constitucional é o mecanismo que confere vinte por cento dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores; portanto, uma de cada cinco vagas nas Cortes de Justiça é reservada para profissionais que não se submetem a concurso público de provas e títulos; a Ordem dos Advogados ou o Ministério Público, livremente, formam uma lista sêxtupla, remete para os tribunais e estes selecionam três, encaminhando para o Executivo que nomeia um desses nomes. Essas indicações são suficientes para o advogado ou o promotor deixar suas atividades e iniciar nova carreira, não na condição de juízes de primeiro grau, início da carreira, mas já como desembargador ou ministro, degrau mais alto da magistratura.

Atualmente está previsto no Art. 94 da Constituição.

Espero ter ajudado.

GGA

3
Dislike0
User badge image

José Roberto Prestes Madruga

O quinto constitucional é um dispositivo que confere parte das vagas dos tribunais de justiça a advogados e promotores regularmente inscritos na OAB. Através de uma lista formada pela OAB e pelo MP, chamada lista sêxtupla, a qual é remetida para os tribunais onde são selecionados três nomes para compor uma outra lista, a qual deve ser enviada ao poder executivo, que será resposável pela indicação de um dos nomes que irá compor uma cadeira no TJ.

2
Dislike0
User badge image

Geilton Gomes de Assis

Prezado José Roberto, o quinto é para ser obedecido em todo o judiciário e não só no TJ.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais