Buscar

Qual o objetivo da contabilidade ?

💡 3 Respostas

User badge image

Denise Gonçalves

Alguns pensadores da ciência contábil indicam que o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais, mas segundo a doutrina contábil “a finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial".

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Identificação e registo de transações- O principal objetivo da contabilidade é identificar as transações financeiras e registrá-las sistematicamente nos livros contábeis. Como resultado, a verdadeira natureza de cada transação é conhecida sem muito exercício de memória. Com este objetivo em vista, as transações são registradas principalmente em geral e em um periódico especial e, posteriormente, permanentemente, várias contas são mantidas no livro de registro .

Determinação dos resultados- Toda empresa interessada está interessada em conhecer seus resultados operacionais ao final de um determinado período. A quantia de lucro ou perda para um período específico de uma empresa pode ser apurada preparando uma demonstração de resultados com a ajuda de saldos de contas contábeis de natureza de receita.

O superávit ou déficit de receita para um período particular de uma preocupação não comercial também pode ser apurado por meio da preparação de uma conta ou demonstração de receita e despesa.

Apuramento dos assuntos financeiros A determinação de dívidas - passivos, bens e ativos, ou seja, os assuntos financeiros totais de uma organização em uma data específica é outro objeto importante da Contabilidade. Negócios financeiros preocupantes em uma data específica podem ser apurados preparando um balanço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Qual o objetivo da contabilidade?

Contabilidade / Ciências Contábeis

ESTÁCIO

User badge image

Joyce Matos JM

Materiais relacionados